Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aníbal destaca redução na conta de luz e denuncia caos na internet

 Depois de destacar que o corte médio de 16% na conta de luz dos consumidores residenciais e de 19% a 28% na conta do setor industrial a partir de 2013 poderá ser ainda maior, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) denunciou mais uma vez na sessão plenária do Senado, desta terça-feira (11),  os caos na internet que tem impedido os acreanos de acessar a rede mundial de computadores desde o último domingo (09).

“Trago essa informação para externar, mais uma vez, a indignação dos usuários da telefonia móvel e também da internet que têm sido extremamente prejudicados pelo não cumprimento dos contratos por parte da Oi, que é a empresa concessionária responsável por levar esse serviço ao estado do Acre e que não tem cumprido com todas as cláusulas contratuais”, disse indignado o senador ao informar ainda que  manteve contato com um dos diretores da Oi para saber quais foram os motivos da interrupção e cobrar uma resposta mais convincente, no sentido de resolver o problema e evitar que ele volte a acontecer.

Redução da tarifa de energia – o senador Aníbal participou, na manhã desta terça (11), de solenidade no Palácio do Planalto em que a presidenta Dilma Rousseff detalhou as medidas de redução das tarifas de energia elétrica. O corte maior dos percentuais depende de estudos da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que deverão ser concluídos até março.  “A redução de tarifas de energia terá um impacto histórico no conjunto da economia do nosso país, nos próximos anos: menor custo para as empresas, que irá diminuir preço de produtos, aumento do emprego, do investimento e o fortalecimento da competitividade”, afirmou o senador.

 Ele acrescentou que o Brasil tem 74% de sua energia fornecida por hidrelétricas e é essa matriz energética, aliada à vontade política do governo, que torna possível a prática de repassar os benefícios ao consumidor, na forma de tarifas mais baixas.

 De acordo com as medidas detalhadas nesta terça, o governo decidiu antecipar a renovação das concessões com as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia em contratos que vencerão entre 2015 e 2017. A presidente Dilma afirmou que a sociedade brasileira já pagou pela eletricidade e “chegou a hora de devolver a ela esse investimento na forma de tarifas mais baixas, mais justas e mais módicas”.

 O senador Aníbal informou que, de acordo com o que anunciou a presidenta Dilma, as concessionárias serão indenizadas pelo investimento ainda não amortizado; haverá redução de encargos e aporte de R$ 3,3 bilhões do Tesouro Nacional para manter os programas que atendem as populações mais carentes, como o “Luz para Todos e além disso, o governo irá fiscalizar com rigor o cumprimento dos contratos firmados e haverá punição a uma eventual má gestão por parte das empresas.

“Essas medidas fazem parte de um processo que, no conjunto, poderá garantir ao país uma década de crescimento”, finalizou Aníbal.

Sair da versão mobile