Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Antônia Lúcia: Farei a Regeneração Urbana de Rio Branco

Antônia Lúcia, candidata a prefeita de Rio Branco pela Coligação Movimento Democrático Trabalhista e Cristão foi convidada pelos moradores dos bairros Taquari, 6 de Agosto, Cidade Nova, Triângulo Velho e XV para, na reta final da campanha, aí intensificar discussão sobre suas propostas de governo com a comunidade.   

A visita a esses bairros representa um grande desafio para a candidata. Em visitas anteriores a referidos bairros, Antônia Lúcia assumiu um grande e grave compromisso. “Vou promover a regeneração urbana da cidade de Rio Branco, especialmente à margem do Rio Acre, onde residem milhares de acrianos, embelezando e modernizando a nossa urbe”.

Antônia Lúcia diz que não se conforma com as tragédias anunciadas das enchentes do Rio Acre, que todo ano flagela os moradores desses bairros. Só no ano passado – disse a candidata – mais de cinco mil residências, apenas na capital, foram atingidas pela enchente.

As enchentes do Rio Acre – fenômenos naturais previsíveis – quase todos os anos acontecem. Mesmo havendo essa periodicidade desses flagelos naturais, as autoridades não conseguiram até hoje encontrar uma solução definitiva para o problema. Criou-se uma indústria das enchentes,  muito similar a indústria das secas do Nordeste. Sentenciou Antônia Lúcia.

Os recursos que foram alocados nos anos de 2010 e 2011 pelo Governo Federal visando atender aos flagelados das enchentes, com absoluta certeza, seriam suficientes para se promover a transferência dos moradores desses bairros para lugares mais seguros e salubres. Pouca transparência há no manuseio e alocação desses recursos repassados pelo Governo da União.

Onde estão localizados os bairros Taquari, 6 de Agosto, Cidade Nova, Triângulo Velho e XV, aí não poderiam haver imóveis residenciais. Há muito tempo que os moradores desses bairros deveriam ter sido transferidos para lugares altos e seguros, através de um programa habitacional nos moldes constitucionais, isto é, fornecendo-se moradias dignas. 

Para a regeneração urbana de Rio Branco é preciso que haja vontade política, assim como houve para regeneração urbana da cidade de Guayaquil, no Equador, às margens do rio Guayas.  

O Malecon 2000 da cidade de Guayaquil é um projeto de regeneração urbana, que substituiu o ex-Malecon Simon Bolívar, com 2,5 km de extensão, onde se pode desfrutar dos grandes monumentos históricos da cidade, museus, jardins, fontes, centro comercial, restaurantes, bares,  praças, ginásios esportivos, etc.

Quero fazer em Rio Branco, nos bairros à margem do Rio Acre,   uma obra similar ao Malecon 2000 da cidade de Guayaquil. Viajarei àquela cidade para entabular conversações com meu colega (Alcaide), no escopo de transformá-las em cidades gêmeas, vez que têm similitudes climáticas e geográficas (são cidades amazônicas), de uma Região Pobre (América Latina). Concluiu Antônia Lúcia. (Assessoria)
 

Sair da versão mobile