O candidato a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, se destacou no primeiro grande debate com servidores públicos municipais, promovido na sede da Assemurb, na Estação Experimental. “Servidor público será um grande parceiro de nossa gestão”, garantiu o tucano.
Durante cinco minutos, Bocalom apresentou as principais propostas voltadas para o funcionalismo público, ancoradas, segundo o candidato, nos eixos de planejamento, economia, qualidade e respeito ao ser humano. Uma das principais garantias dadas por Tião Bocalom foi de pautar a sua gestão no respeito às Constituições Federal e Estadual e a Lei Orgânica do Município. O tucano disse que não haverá perseguição ao funcionalismo.
“Todas as decisões serão transparentes e com a finalidade de atender o interesse público – dando-se a cada uma delas a devida divulgação, que terá caráter educativo, informativo e de orientação social. Assim deve se pautar uma gestão, eu uma vez eleito, serei passageiro, o servidor público é efetivo, tem que ser tratado com carinho para cuidar bem da coisa pública”, acrescentou Bocalom.
Falando apenas de propostas, Bocalom também garantiu controle orçamentário. “Isso é princípio de qualquer administração, gastar apenas – e bem – o que se arrecada”, destacou.
A realização de concursos públicos foi outra bandeira defendida pelo candidato da Coligação Produzir para Empregar. Com relação as propostas que foram entregues pelos servidores representados através dos sindicatos, Bocalom disse que vai cumprir tudo que estiver em lei.
“Iremos trabalhar dentro da legalidade, pois, o servidor luta há muito para conquistar seus direitos, não é justo que tenha ainda que lutar para que seja cumprido o que foi ganho”, comentou.
Com relação ao depósito do FGTS, Bocalom deu outra segurança aos trabalhadores afirmando que vai cumprir fielmente o que é estabelecido em lei. Ele falou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, “criador da Lei de Responsabilidade Fiscal que promove transparência na gestão”, lembrou.
Pontual, o líder tucano também se dirigiu a duas categorias específicas: educação e saúde. O programa de Apoio ao professor [PAP] e o Prêmio de Valorização e Desenvolvimento Profissional é uma das inovações garantidas. Servidores da saúde também estarão contemplados.
“Com essa bandeira de modernização, vamos garantir condições de trabalho adequadas aos servidores do sistema de saúde Municipal. Uma gestão humanizada, ágil, resolutiva e que respeite o usuário do SUS é o nosso principal objetivo”, falou Bocalom.
Bocalom foi o único entre os candidatos que garantiu criar uma Ouvidoria do Cidadão como forma de estabelecer um canal de comunicação entre a população e a administração municipal, visando ouvir as reclamações, sugestões ou denúncias acerca dos serviços públicos municipais. Ele encerrou sua apresentação afirmando que vai valorizar o servidor público.
“Fiquem tranquilos que vou estabelecer uma relação democrática entre a administração municipal e as entidades sindicais representativas de todas as categorias”, concluiu. (Assessoria)