Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ciro Gomes revela sonho de fazer filme da migração de nordestinos na história do Acre

200px-Cirogomes2006O ex-ministro e várias vezes candidato à Presidência da República Ciro Gomes, 54 anos, mostrou, em entrevista ao Diário do Nordeste na edição do último domingo (23), um lado seu que poucos brasileiros conhecem, contando que cultiva uma grande admiração pelas artes. Uma herança deixada por sua mãe. As suas preferidas são a literatura, a música e, principalmente, o cinema. Desta última, o ex-governador do Ceará (1991/1994) revelou que tem um projeto maior no papel: fazer um filme sobre a história acreana.

“Atualmente, [Ciro Gomes] estuda saxofone por partitura, e acalenta o sonho de finalizar o argumento de um filme, contando a história da formação do Acre a partir da migração de nordestinos”, narra à reportagem do principal jornal nordestino.

E se a paixão pela arte cinematográfica vem da mãe, o entusiasmo pela rica história da migração dos nordestinos para o Acre vem do pai, José Euclides Ferreira Gomes Júnior. Segundo Ciro Gomes (que nasceu em Pindamonhangaba/SP), o seu pai foi mais um dos retirantes nordestinos que saiu de Sobral (4ª maior cidade do CE) fugindo da grande seca para estudar Direito no Rio de Janeiro e ‘vencer na vida’. O pai depois passou por São Paulo, onde instituiu sua família e gerou Ciro e mais 4 irmãos, e depois voltou a Sobral.

Ciro Gomes cresceu na cidade cearense e teve no pai, que chegou a ser prefeito de lá, a grande inspiração para a vida política. Por isso, para retribuir esta aguerrida trajetória de seu pai, Ciro nutre a paixão de retratar a toda a importância vital dos nordestinos para o processo de formação de um estado tão rico quanto o Acre. “Sou completamente sobralense. De corpo e alma. Sobral é tudo. É minha verdadeira origem”, declarou ele.     

A entrevista manifesta vá-rios lados e projetos ocultos do ex-prefeito de Fortaleza/CE (1989/90). Por exemplo, que ele também está escrevendo um livro de memórias. A ocasião da entrevista com Ciro Gomes é porque ele será, às 21h de quarta-feira (28), um dos quatro agraciados com o Troféu Sereia de Ouro (uma das maiores honrarias do Estado do Ceará), junto com o procurador Roberto Gurgel; empresário Euvaldo Bringel Olinda; e o médico Alberto Lima de Souza.

A íntegra da entrevista do Diário do Nordeste com o político, intitulada ‘Uma vida de paixão dedicada à política’, está disponível no site do jornal (diariodonordeste.globo. com), ou pelo link: diariodonordeste. globo.com/materia.asp?codigo =1184650 (Com informações do Diário do Nordeste)

Sair da versão mobile