Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Debates e prazos da Justiça Eleitoral marcam última semana de campanha

DebateQuinta-feira, 4 de outubro, será o último dia da propaganda Eleitoral Gratuita nas TVs e rádios. Os comícios também só poderão ser realizados pelos candidatos até essa data. Outros tipos de propagandas, como os ‘santinhos’, placas e cavaletes, só podem ser expostos até a véspera da eleição.

Os candidatos já não podem ser presos desde o último dia 22, bem como os fiscais de partidos e membros da mesa receptora. O eleitor não poderá ser preso a partir desta terça-feira, dia 2 de outubro, salvo em caso de flagrante ou se o crime for inafiançável.

A Lei Seca, neste ano, será mais branda na Capital e cidades vizinhas. Os juízes da 1ª, 9ª e 10ª zonas eleitorais, responsáveis pelos municípios de Rio Branco, Bujari e Porto Acre, proibiram venda e consumo de bebida alcoólica somente para o período da meia noite até as 18 horas do dia da eleição. Já em Xapuri a  proibição começa no dia anterior às eleições. Das 18 horas do dia 6 até as 20 horas do dia 7, não será permitida a comercialização de bebidas, nem o consumo.

Nas eleições anteriores, o período de restrição começava até 24 horas antes do pleito e só terminava no dia seguinte. A lei tem o objetivo de evitar incidentes de violência motivados por embriaguês no período eleitoral. A fiscalização de bares e casas noturnas ficará sob responsabilidade das polícias Civil e Federal. O juiz de cada zona eleitoral tem autonomia para definir os horários de aplicação da Lei Seca.     

Debates nas TVs
Essa semana também será marcada pelos debates entre os candidatos em duas emissoras de TV de Rio Branco. Nesta segunda-feira, às 22h15 da noite, a TV Gazeta, afiliada à Rede Record, realiza debate entre os seis candidatos a prefeito de Rio Branco. A editora de jornalismo da emissora, Dulcinéia Azevedo, explica que os flashes sobre o debate, a chegada dos candidatos na emissora, começam a ir para o ar ainda no jornal da Rede Record. Não haverá o jornal local, Gazeta em Manchete. O debate será mediado pelo jornalista Alan Rick.  

De acordo com as regras, os candidatos não poderão exibir, durante o debate, documentos, objetos, imagens ou acessórios para apoiar suas argumentações, sob pena de terem suas falas interrompidas. Nada poderá também ser entregue ao mediador, jornalista Alan Rick. A editora de jornalismo, da TV Gazeta, Dulcinéia Azevedo, explica que essa é uma regra da TV Record, que será aplicada nos debates em todo o Brasil.  

O debate terá 4 blocos: No primeiro, cada candidato terá um minuto para se apresentar. Em seguida, todos os candidatos responderão a 2 perguntas. Cada um em um minuto e meio. No segundo e terceiro blocos, os candidatos farão perguntas entre si com direito a réplica e tréplica. No quarto e último bloco, os candidatos a prefeito responderão a duas perguntas dos internautas, uma novidade da TV Gazeta.

A TV Acre, afiliada da Rede Globo, fará debate entre os candidatos a prefeito no dia 4 de outubro, quinta-feira, depois da minissérie ‘Gabriela’. Em caso de 2º turno, o debate está marcado para 26 de outubro, sexta-feira.
Segundo coordenador de Jornalismo da TV Acre, Jefson Dourado, haverá 2 blocos com perguntas feitas pelo Departamento de Jornalismo, 2 blocos com temas livres. Em seguida, os candidatos farão perguntas entre si. Haverá ainda um último bloco para as considerações finais dos candidatos a prefeito da Capital. O debate será mediado pelo jornalista de São Paulo, Alberto Gaspar. Uma medida tomada pela direção da Rede Globo em todas as campanhas, para garantir a isenção do apresentador e mediador.   

  A candidata professora Peregrina não vai participar, mas terá direito à exibição de 2 matérias jornalísticas na emissora. 

Sair da versão mobile