Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dr. Raiz: uma voz para defender os excluídos

Ele nasceu Raimundo Nonato Pereira da Silva Danielsom, mas desde a década de 80 é mais conhecido por ‘Doutor Raiz’, o homem das garrafadas de ervas, que, segundo ele, garantem o vigor masculino, o fim da desnutrição infantil e outros benefícios. Começou vendendo garrafadas no bairro Sobral e atualmente tem uma empresa que vende as garrafadas para vários locais do Brasil e fora do país.

Em 1992, como 2º suplente do PFL, chegou a assumir uma vaga na Câmara Municipal. Conta que havia esquecido a política até que, recentemente, ouviu uma notícia que o chocou: a de que o chá conhecido por Santo Daime ou Vegetal, havia sido queimado junto com drogas como cocaína, pela Polícia Federal. Adepto do uso do chá, Dr. Raiz defende: “Quem toma essa bebida dá pouco trabalho para as autoridades. São pessoas pacatas e cumpridoras das leis. Há, inclusive em Rio Branco, vários centros de recuperação de dependentes químicos, como Caminho de Luz, do Mestre Muniz, que utiliza esse chá e já salvou muita gente dos vícios. O uso dessa bebida é tradicional da Amazônia, então tem que haver uma voz que defenda esse povo, como há para os católicos e evangélicos. A polícia poderia ter enviado o produto para o Ibama, para alguma igreja, agir com respeito.

Atualmente, mais de 40 mil pessoas tomam essa bebida”.

Na Câmara, ele quer garantir facilidade para a expedição de alvarás para igrejas de todas as denominações. A isenção de taxas e tarifas para as igrejas, como a de iluminação pública, também estão nos planos de Dr. Raiz. Nesse caso, o benefício seria para todas as igrejas: católicas, evangélicas e centros.   

No âmbito da cidade, Dr. Raiz defende o fim das ruas sem saída. Cita o exemplo das travessas da Avenida Izaura Parente, que não têm saída para outras ruas, o que não combina com o ritmo de expansão da Capital. Criação de creches nas 7 regionais e também no Centro de Rio Branco, estão entre as bandeiras dele. Como vereador, vai buscar também o fim da cobrança em estacionamentos de shoppings e faculdades particulares.

Para os ribeirinhos e homens do campo, garante projetos para que a prefeitura crie o transporte fluvial para atender estudantes e agricultores. Seria uma linha regular feita por canoas e batelões, de acordo com a época do ano. “No Panorama, Catuaba, Riozinho do Rola, as pessoas ficam isoladas. Uma coisa simples, como barcos, resolveriam o problema de transporte para os produtos agrícolas e para os estudantes. Tudo licitado, como são os ônibus. As pessoas pagariam menos, claro”.

Dr. Raiz quer também criar a data de 20 de janeiro como feriado municipal, uma forma de contemplar espíritas, daimistas, católicos. Um dia ecumênico marcado por várias atividades. “Um dia para as pessoas orarem”.
Casado, pai de 7 filhos, concludente da faculdade de Administração, Dr Raiz é candidato a vereador pelo PSB.   

Sair da versão mobile