Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eliane Sinhasique quer inovar na Câmara com vídeos dos problemas nos bairros

Eliane-Sinhasique“Alô meu povo!!”. Há 25 anos, das duas as cinco da tarde, a radialista Eliane Sinhasique entra no ar com essa frase na FM 93,3. No Programa da Eliane, ela atende pedidos de músicas, lê cartas de amor, recebe pedidos de ajuda para doen-tes e, principalmente, ouve reclamações sobre bairros e contas de energia elétrica. Para responder aos ouvintes, busca as informações junto aos órgãos responsáveis, o que acabou virando o ‘carro chefe’ do seu programa. Ela é a ponte entre a população e os órgãos públicos.   

Com tantas reclamações sobre as contas de energia elétrica, Eliane acabou liderando o Movimento Popular  Menos Imposto Mais Energia. Ela entregou, neste ano, no gabinete da presidente Dilma, uma carta na qual cita os problemas vividos pelos acreanos “que pagam energia cara e têm um serviço de péssima qualidade”. Eliane diz que se sentiu prestigiada quando, no início de setembro, a presidente anunciou que a partir de janeiro de 2013 as contas de energia ficarão mais baratas, devido à redução nos impostos, embutidos na conta.

Entre os projetos para o Legislativo municipal, destacam-se: o de criação de conselhos para fiscalizar obras públicas, para impedir a entrega de serviços mal feitos, o que determina a arborização dos conjuntos habitacionais a serem erguidos, o que obriga os bancos a oferecerem banheiros para os clientes, entre outros.

Mas a principal inovação proposta por Sinhasique é o Gabinete Itinerante, munido de equipamentos para registrar os problemas das comunidades. Ela vai estar com o seu gabinete de vereadora nas 7 regionais de Rio Branco e vai fotografar e filmar todos os problemas das comunidades. Tudo será mostrado durante as sessões. “Uma coisa é falar, outra será mostrar os problemas. Isso nos dará embasamentos para as reivindicações”, explica a candidata, que acredita que, para pôr em prática esse projeto, a experiência como comunicadora será fundamental.

Eliane já foi filiada ao PFL e candidata a deputada estadual pelo partido em 2008. Agora no PMDB, ela se lança como candidata a vereadora, segundo ela, “muito mais madura pessoal e politicamente. Com muita responsabilidade para representar meu povo na Câmara Municipal de Rio Branco, que precisa de mulheres”.      

Formada em Marketing pela Uninorte e com pós-graduação em Didática de Docência, Eliane Sinhasique tem 42 anos e dois filhos.     

Sair da versão mobile