O Partido dos Trabalhadores no Senado indicou ontem Aníbal Diniz para a 1ª Vice Presidência da Mesa Diretora do Senado. Ele vai substituir Marta Suplicy (PT-SP), que deixa o cargo para ocupar o Ministério da Cultura a convite da presidenta Dilma Rousseff. A decisão do partido foi comemorada pelo colega de bancada de Aníbal, senador Jorge Viana.
Ele comentou que a ascensão de Aníbal ocorreu sem clima de disputa dentro da bancada. O senador acreano, que é historiador e jornalista, foi indicado por unanimidade. “Aníbal vai ocupar um dos cargos mais importantes da República não porque ultrapassou ou venceu alguém na disputa pelo poder”, disse Jorge Viana. “Aníbal nunca pensou em se servir do poder. Ele sempre procurou usar o poder para servir à sociedade e ao povo”.
Como se deu a escolha de Aníbal para o cargo de 1º vice-presidente do Senado?
Jorge Viana – A chegada do Aníbal para ser o 1º vice-presidente do Senado Federal do Brasil é um processo raro na política. É um exemplo que educa. Aníbal vai ocupar um dos cargos mais importantes da República não porque ultrapassou ou venceu alguém na disputa pelo poder. Ao contrário. Aníbal nunca pensou em se servir do poder. Ele sempre procurou usar o poder para servir à sociedade e ao povo. Esse é um processo raro na política. Eu fico contente de ter ajudado nessa indicação do Aníbal porque a política brasileira deseduca a toda hora. Há momentos de deslealdade, de trapaça, de sujeira… Essa ascensão de Aníbal, que é um grande senador e passa a ocupar a Vice Presidência do Senado é um processo educativo e exemplo de como deve ser a política. Que bom que o Acre, onde estamos governando, esteja trazendo esse bom exemplo para o Brasil.
Como ele pode contribuir para os trabalhos da Mesa Diretora do Senado?
Jorge Viana – O Aníbal tem muita experiência política. Ele cumpriu um papel de destaque, desde a prefeitura e quando estive à frente do Governo do Acre por oito anos. Também trabalhou com o governador Binho Marques por 4 anos. E ajuda muito ao governador Tião Viana. Sempre foi um homem de posições políticas firmes. A lealdade, a competência e a humildade são características dele e, tenho certeza, ajudarão para que desempenhe um papel importante na Mesa Diretora do Senado. O Senado está em boas mãos. Aníbal cresce politicamente sem se deixar levar pela vaidade. Quem o conhece, sabe disso.
O cargo de vice-presidente do Senado é muito importante…
Jorge Viana – O senador Aníbal Diniz passará a ocupar um dos cargos mais importantes da República. Certamente vai colocar sua experiência e determinação para ajudar a conduzir os trabalhos do Senado, mas, acima de tudo, vai trabalhar pelo Acre e pelo país, pelos governos de Tião Via-na e da presidenta Dilma. (Assessoria)