Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mesmo sem admitir, deputados fazem ‘recesso branco’ na Aleac

sessãoaleacDesde a volta do recesso parlamentar, no início de agosto, os deputados não têm sido muito assíduos às 3 sessões semanais da Casa. A maioria faz campanha para candidatos a prefeito e vereadores nas suas cidades de origem ou acompanha a agenda do governador Tião Viana. A maioria das sessões tem durado de 30 a 40 minutos. Apesar do ritmo lento dos trabalhos, os deputados não admitem o chamado ‘recesso branco’.

O quorum mínimo para a realização das sessões, que é de 5 deputados, é o que tem sido mantido na Casa. O vice-presidente da Aleac, deputado Hélder Paiva (PEN), que é da base governista, diz que além das sessões no plenário os trabalhos dos deputados continuam nas comissões da Casa. “E também nos bairros, nas cidades do interior. Porque os deputados têm que estar atentos a tudo, aos programas, projetos e ações desenvolvidas pelo poder público, até para poder cobrar”.  

O segundo secretário da Assembleia, Luiz Tchê (PDT), que é da oposição, diz que na última eleição municipal os deputados fizeram, de fato, um recesso. Tchê afirma que, a cerca de 30 dias da eleição municipal, esse é o ritmo dos parlamentares em todo o Brasil. “Esse pleito é a base da eleição estadual. Como tem muito deputado do interior, é natural que o ritmo dos trabalhos diminua. Mas, depois da eleição, se recupera o tempo perdido”.

 Tchê explica que nesta quarta-feira o número de deputados foi ainda menor porque ele, o colega Éber Machado e o presidente da Aleac, Élson Santiago, estão em Brasília para tratar de vários assuntos. Entre eles está a instalação da TV e Rádio Assembleia, que devem estar no ar até o início de 2013.

Sair da versão mobile