O atual cenário das relações do Brasil com os nove países fronteiriços, os conflitos no Oriente Médio, a situação dos 216 haitianos que estão abrigados na cidade de Brasiléia/Acre, fronteira com a Bolívia, e os acordos internacionais foram os principais temas do café da manhã da presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), nesta segunda-feira (17), em Brasília, com correspondentes internacionais.
Durante o encontro, Perpétua Almeida ressaltou, ainda, a importância da cooperação trilateral firmada por Brasil, Estados Unidos e Bolívia, que prevê o controle dos cultivos ilegais de coca, matéria-prima da cocaína.
Perpétua Almeida lembrou também aos jornalistas internacionais que as ações do governo brasileiro no sentido de concluir a venda dos 12 aviões Super Tucano, fabricados pela Embraer, para o Peru visam melhorar qualitativamente a vigilância e a proteção das fronteiras. “Acredito que precisamos trabalhar juntos no monitoramento das áreas fronteiriças. A venda destes aviões tem uma importância estratégica e serão utilizados para fortalecer o processo de integração em Defesa entre os dois países”, ressaltou.
Missão oficial aos Estados Unidos – Perpétua Almeida está organizando uma missão à cidade de Washington para discutir com o parlamento norte-americano a não aprovação das medidas que poderão prejudicar as empresas brasileiras. (Assessoria)