A 19 dias das Eleições de 2012, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), desembargador Pedro Ranzi, esteve reunido na manhã desta terça-feira, 18, com os juízes auxiliares que darão reforço no pleito em todos os municípios que não possuem sede de zona.
A reunião ocorreu no plenário do TRE com a participação dos juízes de Direito do Estado, exceto da região abrangida pela 4ª Zona Eleitoral, com sede em Cruzeiro do Sul, onde já houve o encontro na última sexta-feira, 14.
Segundo o presidente, este é o momento de unir forças para garantir que o pleito eleitoral ocorra tranquilamente, com total segurança. Por essa razão, ele apresentou aos magistrados o planejamento de Logística de Segurança das Eleições, elaborado em conjunto com a Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e Polícia Rodoviária Federal.
O planejamento, que contém detalhes da atuação das forças policiais no Estado, inclusive o contato de todos os responsáveis pelos efetivos, foi distribuído aos juízes.
“É importante observar que nos municípios onde há a presença da Polícia Federal, a Polícia Civil atuará subsidiariamente. No entanto, onde a PF não estiver, a Polícia Civil é quem conduzirá os trabalhos de segurança”, complementou.
Na mesma reunião foi tratada a questão da logística de transmissão de dados das urnas eletrônicas, que ocorre após a finalização da votação. A secretária de Tecnologia da Informação do TRE, Rosana Magalhães, reforçou que por se tratar de eleições municipais a totalização dos votos ocorrerá nas sedes das Zonas Eleitorais. (Renata Brasileiro – Ascom TRE/AC)