Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senador Aníbal Diniz visita a Casa Rosa Mulher

Cumprindo agenda em Rio Branco, o senador Aníbal Diniz, acompanhado de sua esposa, Elisângela Pontes, deu uma parada nas atividades legislativas para cumprimentar as mulheres atendidas pelo Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência – Casa Rosa Mulher – que, nesta quinta-feira (27), receberam o certificado de conclusão do Curso de Patch Apliquê.
Casa Rosa Mulher
“O ambiente aqui é muito acolhedor o que é bom porque essa é a proposta da Casa. Não é à toa que está no rol dos prêmios que o prefeito Raimundo Angelim conquistou durante sua gestão na Prefeitura de Rio Branco e a presença de vocês todas aqui é uma prova inequívoca de que esta é uma experiência bem sucedida.”, salientou o senador ao falar para as concludentes e a equipe gestora da Casa.

Foram beneficiadas, nesta turma, 34 mulheres que agora tem uma atividade produtiva para se dedicarem com possibilidade de obtenção de renda. O curso teve a duração de 40 horas e aconteceu entre os dias 27 de agosto e 11 de setembro.

A ação faz parte das atividades da Gerência de Empreendedorismo da Coordenadoria Municipal da Mulher da Prefeitura de Rio Branco, onde a socióloga Elisângela Pontes trabalhou por seis anos antes de ir para Brasília. Agora, ela se disse emocionada ao ver que o trabalho continua rendendo bons resultados.

“É muito gratificante ver que uma semente plantada gerou fruto e que segue em boas mãos. Vocês estarem aqui concluindo este curso significa que mesmo com as dificuldades não desistiram. Isso nos faz ver que os recursos destinados aqui são empregados corretamente e que vale a pena fazer política e trabalhar na gestão pública”, disse parabenizando as responsáveis pela atividade e as participantes do curso.

A coordenadora da Mulher, Rosali Scalabrin, reconheceu a contribuição e lembrou que Aníbal Diniz, mesmo antes de ser senador sempre foi um colaborador desse projeto. “Conheço-o há 30 anos e foi uma pessoa que sempre esteve nos bastidores ajudando em tudo que era possível. Agora é uma honra para o Acre tê-lo como vice-presidente do Senado”, destacou.

Sobre a Casa Rosa Mulher

A Casa Rosa Mulher é um Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência que oferece serviços baseados nos pilares jurídico, social e psicológico objetivando orientação das mulheres que procuram a Casa, para que consigam sair da situação de risco e vulnerabilidade social e melhorar sua qualidade de vida.

A instituição faz parte da Rede de Cuidados no enfrentamento à Violência contra a Mulher de Rio Branco (Reviva) que atua na luta contra a violência doméstica, familiar e sexual.

A Casa Rosa Mulher dá assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, prostituição ou risco pessoal e social. Oferece atendimento psicológico,  apoio jurídico e atividades educativas e formativas.

Essas ações têm como orientação o resgate da auto-estima feminina e a promoção de ações de combate à exclusão social. É uma iniciativa nacional e internacionalmente premiada da Prefeitura de Rio Branco, vinculada à Coordenadoria da Mulher. As atividades da Casa Rosa Mulher tiveram início em abril de 1994, mas a proposta surgiu bem antes, a partir da preocupação e tomada de consciência da sociedade local quanto à gravidade da situação das mulheres de Rio Branco vítimas da violência da prostituição.

A Casa Rosa Mulher está localizada no mesmo  endereço desde 1996, e nesse período passou por  três reformas e ampliações. A primeira em 2002, a segunda em 2007 que ampliou a estrutura física existente e a mais recente em 2011 com o objetivo de melhorar o atendimento das mulheres que procuram aquele serviço, seja para os atendimentos com as técnicas ou para a realização de cursos.

A nova estrutura, cuja intervenção atingiu 536,45 metros quadrados,  conta agora com novos espaços: brinquedoteca, 4 novas salas, ampliação do salão de cursos, banheiro social e banheiro infantil, salão de beleza, salão de costura, sala de manicure, cozinha, área de serviço, novas salas de coordenação e administração. (Assessoria)

Sair da versão mobile