No dia 1º de outubro, às 20h, os seis candidatos à Prefeitura de Rio Branco vão se encontrar para um debate nos estúdios da TV Gazeta, Rede Record de televisão. O debate, que será mediado pelo jornalista Alan Rick, terá 4 blocos, com 3 intervalos comerciais. Na plateia estarão convidados dos candidatos e da emissora.
Os candidatos terão de chegar à TV Gazeta 1 hora antes do debate e poderão contar com 2 assessores no estúdio. Nos intervalos, assessores e candidatos poderão se comunicar, mas ninguém poderá portar telefones celulares ou rádio transmissores. O lugar onde cada candidato vai sentar e a sequência para as respostas serão definidas por sorteio. Um contador de tempo ficará visível para os candidatos e para os telespectadores. Os candidatos que se sentirem ofendidos terão direito de se defenderem em 30 segundos.
De acordo com as regras, os candidatos não poderão exibir, durante o debate, documentos, objetos, imagens ou acessórios para apoiar suas argumentações, sob pena de terem suas falas interrompidas. Nada poderá também ser entregue ao mediador, jornalista Alan Rick. A editora de jornalismo da TV Gazeta, Dulcinéia Azevedo, explica que essa é uma regra da TV Record, que será aplicada nos debates em todo o Brasil. O debate terá 4 blocos: No primeiro, cada candidato terá 1 minuto pra se apresentar.
Em seguida, todos os candidatos responderão a 2 perguntas. Cada 1 em 1 minuto e meio. No segundo e terceiro blocos, os candidatos farão perguntas entre si com direito a réplica e tréplica. No quarto e último bloco, os candidatos a prefeito responderão a 2 perguntas dos internautas, uma novidade da TV Gazeta. “Um debate é sempre uma boa oportunidade para os eleitores conhecerem não só as propostas dos candidatos, mas seu modo de agir e reagir diante dos questionamentos”, ressalta Raimundo Martins, o diretor da emissora.