Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Por uma vida mais saudável

“Um dia eu estava assistindo uma matéria sobre ciclismo na televisão. Tinha uma mulher com mais de 40 anos competindo e eu me perguntei: por que eu não posso?” Esse é o depoimento do funcionário público José Risley Moreira, de 41 anos, que começou a praticar o ciclismo há um mês. Ele é apenas um entre os milhares que buscam no esporte uma maneira de melhorar a qualidade de vida.
RB Night Bike 1
Nova mania dos esportistas locais, andar de bicicleta é uma forma alternativa de transporte e ainda ajuda o ser humano a ter uma vida mais saudável. Comprovado cientificamente, pedalar é uma das atividades físicas mais completas, já que movimenta quase todo o corpo.

Sem praticar esporte há exatos 20 anos, José Risley já percebeu as vantagens da pedalada. “Estou com mais disposição para trabalhar e também melhorei meu humor, com a minha família e meus amigos”, disse. Junto com outras pessoas, ele anda cerca de 20 quilômetros por dia de bicicleta, de segunda à sábado, com percursos que variam diariamente (Aeroporto, Quinari, Nova Rodoviária, são alguns dos passeios).

Satisfeito e consciente, Risley aproveitou para convidar as pessoas que não conhecem os benefícios da pedalada para começar a praticar o esporte. “É uma prática saudável, não faz mal, muito pelo contrário. É bom tanto para o meio ambiente quanto para a vida da gente”, completou.

A reportagem de A GAZETA procurou quem é especialista no assunto, caso do personal trainer Heider Pereira, formado há dois anos em educação física – cinco anos de experiência. Para ele, o exercício da pedalada está entre os mais requisitados para uma vida proveitosa.

“O ciclismo pode trazer vários benefícios na vida de uma pessoa. A gente pode listar alguns, como melhoramento do sistema cardiovascular – diminuindo a chance de ter doenças no coração -, a musculatura fica mais resistente e até a autoestima fica melhor”, informou Pereira.

Rio Branco Night Bike
Na prática diária, José Risley conheceu um grupo de amigos que formam o Rio Branco Night Bike, criado há oito meses com o objetivo de incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte e de exercício físico. Hoje, o grupo conta com mais de 100 pessoas.

“A gente era um grupo pequeno, começamos a passear pela cidade e as pessoas começaram a se interessar”, conta Valden Rocha, coordenador do Rio Branco Night Bike, que tem encontros todas às quintas-feiras, às 19 horas, na Concha Acústica.

Rocha pedala há mais de 12 anos e começou a praticar exercícios como uma forma de fortalecer o combate ao cigarro. “A bicicleta é um dos equipamentos que tem o melhor aproveitamento físico, pessoas de todas as idades podem pedalar. Além disso, a gente tenta chamar atenção dos motoristas para respeitar os ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte”, comentou.
Valden disse ainda o que os interessados em começar a andar de bicicleta para melhorar a qualidade de vida devem fazer: “A primeira coisa é comprar uma bicicleta, depois é ter disposição e manter a rotina de pedalada”.

5 motivos para você pedalar
1. Melhora o condicionamento físico (sistema respiratório e cardiovascular)

2. Fortalece as articulações (joelho, panturrilha, etc)

3. Autoestima (a pessoa fica mais bem humorada e disposta)

4. Melhora da parte neuromuscular (musculatura fica mais resistente)

5. Perda de peso
* Dicas de Heider Pereira, formado em educação física

Sair da versão mobile