Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre tem 1 policial para proteger cada 283 habitantes: é a 2ª melhor cobertura do país

PMACOs acreanos podem se sentir um pouco mais seguros. Segundo um infográfico feito pelo site da Revista Exame, divulgado ontem (1º), o Acre possui 2.584 mil policiais militares efetivos, incluindo guardas, agentes da Companhia de Trânsito e bombeiros. Isso resulta em uma média de 1 policial para garantir a segurança de cada 283 habitantes no Estado.

Com tais valores, o Acre é destaque nacional. Com efeito, apenas o estado de Rondônia tem uma corporação capaz de dar à população uma cobertura de militares maior do que a acreana (lá é um policial para cada 282 rondonienses). No entanto, se o Distrito Federal (que tem 1 poli-cial militar para cada 180 habitantes) for incluído no ranking, o Acre e Rondônia caem uma posição, ficando, respectivamente, em 3º e 2º lugar.

Em um comparativo com a média nacional, o Acre tem uma cobertura mais de 34% melhor. Em todo o país, o efetivo de policiais militares é de 404.954. Isso equivale a uma proporção de 1 agente da lei para cada 472 brasileiros. Ou seja, a diferença nas coberturas policiais do Acre e do Brasil é de 189 habitantes (mais claramente, cada policial do Acre tem que proteger 189 pessoas a menos do que 1 policial pelo país afora).  
Em termos de representação, os 2.584 militares equivalem a 0,64% do efetivo nacional.  

Os estados com as piores coberturas são: o Maranhão (1 policial pra cada 882 habitantes); Paraná (1 policial pra cada 712 habitantes); e Santa Catarina (1 policial pra cada 687 habitantes).  

Os dados da proporção de policiais militares por habitante são todos referentes a 2011. Eles foram feitos por estatísticos da Revista Exame, com base em informações obtidas em levantamentos do Ministério da Justiça, de Polícias Militares esta-duais e no Censo 2010 do IBGE (isto é, a proporção não leva em conta dados de estimativas populacionais novas. No caso do Acre, em 2010, o IBGE registrava 733 mil habitantes. Em 2012, já são 769 mil).

Sair da versão mobile