Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alunos do Jordão e Santa Rosa irão se deslocar para participar do Enem

 Nos dias 03 e 04 de novembro, em todo o Brasil, mais de 5,7 milhões de candidatos irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. O Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica e é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

 No Acre, 46.306 pessoas realizaram a inscrição do certame. Para participar da prova, 57 alunos concludentes do ensino médio dos municípios Jordão e Santa Rosa do Purus irão se deslocar a outras cidades do Estado.

 De acordo com Daniel Zen, Secretário Estadual de Educação, apenas esses dois municípios não tem locais de prova. “Os alunos do Jordão irão fazer a prova em Tarauacá e os alunos de Santa Rosa irão fazer a prova em Rio Branco ou Sena Madureira, conforme a opção feita de locais de prova. É importante salientar nesse processo é que quando tínhamos o vestibular, existiam apenas cinco locais de prova e teoricamente isso nunca foi um problema, nenhum aluno ou município salientou isso como um empecilho. A partir do momento que fomos para o Enem, nós temos 20 municípios são locais de prova. Naturalmente ampliou e democratizou o acesso ao meio de seleção, isso é um avanço”.

 Esses alunos serão transportados em um avião fretado pela secretaria. “Asseguramos o transporte dos alunos desses municípios. Estamos investindo R$ 51 mil no transporte de avião. São 45 alunos do Jordão e 12 de Santa Rosa. Estamos assegurando somente para os alunos do ensino médio concludente. Os alunos não precisam ficar preocupados, todos irão fazer as provas. Tem um projeto de lei do senador Aníbal Diniz tramitando para tornar o Enem obrigatório. O MEC e o Inep são favoráveis. Se for obrigatório para todos os alunos do ensino médio, é preciso assegurar que o exame será realizado em todos os municípios”, explicou o secretário.

 Quem decide os locais de prova é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), afirmou Daniel. “Quando a Ufac anunciou o Enem, no ano passado, solicitamos ao Inep, em defesa do direito dos nossos alunos, que fosse ampliado os locais de prova para 100% dos municípios, mas não foi possível. Esse ano fizemos uma nova tentativa, mas não conseguimos. O presidente do Inep, Luiz Cláudio, afirmou que eles irão fazer o possível para que em 2013 todos os municípios acreanos tenham local de prova”.

Sair da versão mobile