Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim faz visita técnica às obras da prefeitura

Visita-obrasO prefeito Raimundo Angelim fez ontem pela manhã, 23, visita técnica às obras de reforma e ampliação do prédio da Prefeitura de Rio Branco, que fica no Centro. Acompanhado da secretária de Obras, Claudia Cunha; do chefe de gabinete, Evandro Luzia; da secretária de Planejamento, Janete Sousa; do secretário de Finanças, Elias Mansour e de técnicos; Angelim visitou salas, a sacada e banheiros da sede da prefeitura da Capital. “Estou no final de minha gestão, mas deixarei um prédio à altura do palácio do Governo municipal, um prédio que é referência para a cidade de Rio Branco”, destacou Angelim. A obra será entregue na primeira quinzena de novembro.

 A reforma está orçada em R$ 4.695.340,49 com recursos do BNDES/PMAT e preveem a substituição da cobertura existente por uma cobertura termoacústica, troca total dos revestimentos internos e externos como piso, forro, revestimentos cerâmicos e pintura; aplicação de novos revestimentos como granito, forro em gesso, acartonado, pastilhas de vidro; aplicação de brises nas fachadas externas (fundos); instalação da rede de cabeamento telefônico, lógico e ar condicionado; nova proposta luminotécnica e recuperação da área de estacionamento e do jardim. A área construída é de 3.300 m² e o espaço do jardim e do estacionamento abrange uma área de 1.900 m².

Vencedora da concorrência pública, a Empresa de Engenharia em Eletricidade e Comércio Ltda (Etenge)  gerou mais de 80 empregos diretos com a obra que demandou cerca de nove meses de trabalho. Um painel do artista plástico acreano  Sansão Pereira  será instalado no hall de entrada para os visitantes e usuários conhecerem o Hotel Chuí, que funcionava no prédio antes de ser ocupado pela prefeitura.

Por se tratar de um edifício que já abrigou a cadeia pública e o Hotel Chuí, o edifício sede da prefeitura  não foi planejado para receber as secretarias que hoje funcionam no local, gerando, uma série de adaptações e improvisações  ao longo dos anos. A reforma atual prevê uma nova setorização dos ambientes e um outro  padrão de acabamento  tanto internamente quanto externamente. A proposta englobou a “limpeza” da fachada por meio da recuperação das antigas  varandas, da retirada dos aparelhos de ar condicionado da fachada e da substituição das esquadrias existentes por novas esquadrias em vidro temperado.

Internamente foi feita a substituição completa das instalações elétricas, hidrosanitárias e de climatização a fim de tornar o edifício mais eficiente e funcional. A instalação de dois elevadores permitirá a acessibilidade ao 1º e 2º pavimentos. “Vamos reestruturar para dar melhores condições aos usuários e servidores”, disse Claudia Cunha, secretária de Obras Públicas. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile