A Lei Seca, que proibiu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas ou de qualquer outra substância de efeitos psicotrópicos análogos nos municípios de Rio Branco, Bujari e Porto Acre, entrou em vigor 0h00 e durou até às 18 h de ontem. Porém, estabelecimentos comerciais de alguns bairros desrespeitaram a determinação e comercializaram as bebidas. A desobediência da ordem sujeitaria aos infratores as penalidades do artigo 347 do Código Eleitoral.
No bairro Seis de Agosto, um grupo ingeria bebida alcoólica em uma rua, sem nenhum receio da fiscalização. Ao avistar algum movimento suspeito, eles escondiam a bebida entre algumas plantas. Já no Mocinha Magalhães, usuários consumiam no local de venda ou compravam para consumir nas residências.
No Mercado Municipal Elias Mansour, próximo ao Terminal Urbano, homens e mulheres colocam bebidas em garrafas de água mineral, para não chamar atenção. Já os flanelinhas que trabalham na região, compram as bebidas e levam aos clientes, que aguardam dentro dos veículos.
No centro da cidade, todos os bares estavam fechados e nos supermercados, as sessões de vendas de bebidas foram lacradas e houve pouca procura durante o sábado e domingo.