Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Coopel e Coopeixe se instalam na Ceasa

A Cooperativa de Criadores e Produtores Rurais do Bujari (Coopeixe) e a Cooperativa dos Agricultores e Pecuaristas da Regional do Baixo Acre (Coopel) foram instaladas nesta quinta-feira, 4, nos boxes 10 e 11 da Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa). A cerimônia contou com a presença de liderenças comunitárias, da presidente  do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Branco, Fátima Santos; o secretário de Estado da Extensão Rural e Produção Familiar, Lourival Marques; e o secretário nacional de Regularização Fundiária do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Sergio Lopes, além de trabalhadores, gestores e técnicos ligados ao campo.
Coopel Coopeixe ceasa
O prefeito Raimundo Angelim lembrou da importância desses empreendimentos. A Coopel, por exemplo, especialista que é em laticínios,  resgata os bons tempos em que a Sila produziu, no Acre, a melhor manteiga do Brasil, obtendo reconhecimento internacional pela qualidade de seus produtos.  A Coopeixe leva ao público varejista e atacadista um novo conceito na industrialização do pescado em sintonia com a política de desenvolvimento da aquicultura levada à efeito pelo Governo  de Tião Viana.

A Coopel é 100% administrada  por agricultores familiares e seu início se deu em 2004 com a aquisição da empresa Cila  e, em 2012, já processa sete produtos lácteos: leite pasteurizado tipo C,  queijo mussarela, queijo minas frescal, queijo de coalho, manteiga,  doce de leite pastoso e requeijão. Ezequiel Oliveira, presidente da Coopel, disse que o ato é algo muita importância para a cooperativa, marcando inclusive um novo tempo na gestão do empreendimento.
O presidente da Coopeixe, Roberto Diógenes, lembrou que um dos motivos que levaram a cooperativa a abrir uma loja na Ceasa é que a central de abastecimento proporciona grande facilidade para apresentação  dos produtos à população. A Coopel chega à Ceasa com seu portfólio completo:  hambúrguer, empanados e linguiça –tudo de pescado –além da filetagem e da procurada costelinha de tambaqui.

“A Ceasa de Rio Branco é pequeno mas é o número 1 em modelo de gestão de centrais de abastecimento”, disse o prefeito ao dar as boas-vindas às cooperativas. O secretário do MDA, Sergio Lopes, ex-coordenador da Ceasa, também parabenizou a iniciativa, segundo ele muito importante no contexto da agricultura familiar do Acre. “Aparentemente algo pequeno mas de grande impacto para o fortalecimento da agricultura familiar do nosso Estado”, disse Lopes. (Ascom PMRB)

Coopel Coopeixe ceasa   2

Sair da versão mobile