X

Funtac comemora 25 anos

A Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) completou em setembro 25 anos de atuação em desenvolvimento científico e tecnológico. Em uma iniciativa de vanguarda em 1987, nasce a instituição, que tem como norte mostrar o potencial da floresta como patrimônio que pode gerar riqueza e possui grande valor social, e para isso foi instituído o primeiro laboratório de tecnologia da madeira.

“A Funtac surge em momento de negação da floresta e propõe conhecer cientificamente a floresta, levando em consideração o conhecimento tradicional das comunidades. E esse alinhamento trouxe muitos ganhos”, destacou o diretor-presidente da instituição, Luiz Augusto Mesquita.

Um dos primeiros trabalhos desenvolvidos pela Funtac foi realizado na Floresta do Antimary. O projeto de Manejo Sustentável de Uso Múltiplo no Estado do Acre foi financiado pela ITTO. Inicialmente foi feito um levantamento completo do local, com mapeamento das espécies encontradas e da comunidade, e depois desenhado um mapa de tecnologias de manejo para o uso sustentável da floresta.

O principal objetivo da instituição é colaborar com o desenvolvimento científico e tecnológico dos setores público e privado, bem como de comunidades tradicionais do Estado. A Funtac proporciona apoio às atividades dos diversos setores econômicos, através de modelo tecnológico apropriado à realidade da região, inovando, adaptando e transferindo tecnologias em sete grandes áreas: Tecnologia de Sementes e Produção de Mudas Florestais Nativas, Tecnologia para o Desenvolvimento de Produtos Naturais, Tecnologia de Manejo Florestal de Uso Múltiplo, Tecnologias em Materiais para Obras Civis, Tecnologia da Madeira, Tecnologia em Energias de Fontes Renováveis, e Tecnologia da Informação em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Para desenvolver ações através de seus projetos, a Funtac conta com uma estrutura moderna em cinco laboratórios: Laboratório de Pesquisa de Produtos Naturais, Laboratório de Pesquisas em Micropropagação e Sementes Florestais Nativas, Laboratório de Pesquisas em Tecnologia da Madeira Laboratório de solos – minerais não-metálicos, materiais betuminosos e Laboratório de concreto.

A estrutura da Funtac conta ainda com Base Cientifica do Antimary para estudos e pesquisas florestais, Unidade para estudos e beneficiamento de madeira: (Indústria Florestal Integrada – IFI), Centro de Referência em Pesquisas de Energias Renováveis, Unidade Central de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto do Estado do Acre, e Coleção de Referência. (Viviane Teixeira/Agência Acre)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: