Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo vai construir ponte internacional sobre o Igarapé Rapirrã unindo Brasil e Bolívia

BRASILEIROS-E-BOLIVIANOS-CRNa quinta-feira 18, conforme previsto  na programação da 1ª Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça – Cobija, Brasiléia e Epitaciolândia, ficou estabelecido a criação de uma Comissão Mista Bolivia-Brasil para tratar das questões referentes  a construção de uma ponte internacional sobre o Igarapé Rapirrã.

A reunião aconteceu na biblioteca central da Universidade Amazônica de Pando.  A ponte vai unir as cidades de Montevideu na Bolívia (Vila Evo Morales) ao Município de Plácido de Castro, no Brasil.

Instituído a comissão ficou estabelecido que ela será presidida por um representante do Ministério das Relações Exteriores de cada País, do Ministério de Obras, Transportes no caso do Brasil, de um representante do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes DENIT.

A critério da Comissão, outras instituições podem ser convidadas outras instituições que se fizerem necessárias para a execução do projeto.

Essa Comissão de encarregará de preparar os “Termos de Referência” relativos aos estudos técnicos, físicos, ambientais, econômicos e financeiros do empreendimento.

De acordo com o chefe da Comissão Brasileira, Embaixador do Brasil na Bolívia Marcel Furtute Biato, a Comissão  é um organismo  jurídico para o cumprimento de sua finalidade  em conformidade  com o acordo  do presente regulamento. “As autoridades competentes de cada país proporcionarão as devidas condições e comunicação da circulação de pessoas, veículos e equipamentos, necessários a execução  e os objetivos do Acordo”.

O secretário de Segurança Pública do Acre Reni Graebner, disse que as obra a ser financiada pelo Denit, vem contemplar um projeto do Governo do Estado Acre, Tião Viana, que é proporcionar alternativas de desenvolvimento econômico  e social para os estados de fronteira com  o Acre.

Sair da versão mobile