Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Greve da Polícia Federal chega ao fim

GrevefimPFApós dois meses paralisados, a greve da Polícia Federal chegou ao fim hoje (15). A greve, que deliberada no dia 07 de agosto e que deveria ter sido de apenas três dias, tomou proporções maiores. Durante esse período, muitos serviços foram afetados. A categoria reivindicava pela estruturação das carreiras, bem como a igualdade dos salários.

 O acordo com o Governo Federal marcou o último dia de protesto, explicou Guilherme Delgado, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Acre (Sinpofac). “Alguns Estados irão realizar assembléias ainda, mas grande parte conseguiu aprovar o fim da greve. Tivemos um pequeno avanço semana passada, já estávamos há muito tempo sem nenhum tipo de tratativa. O governo acenou positivamente com a retomada das negociações. Isso já é o suficiente para encerrarmos a paralisação”.

A partir de agora uma negociação será iniciada com o Ministério do Planejamento, disse o presidente do sindicato. “Agora haverá a negociação da questão salarial, que é a maior reivindicaçãa, na questão da carreira, onde os cargos operacionais (agentes, escrivães e papiloscopistas) são muito desvalorizados e nas atribuições, que estão defasadas. Caso um aumento seja aprivado, será previsto para 2014. Cerca de 93% das categorias que estavam negociando com o governo aceitaram a proposta dos 15% dividido em três anos. Nós estamos em condições para negociar em termos mais adequados a partir do próximo ano, para efeitos financeiros em 2014”.

Se não acontecer um acordo, a greve poderá ser retomada. “Tivemos duas grandes vitórias, no nosso entendimento. Demonstramos uma união muito forte em todo o Brasil e conseguimos colocar o nosso projeto na mesa da presidência. Esperamos conseguir avançar, mas caso não aconteça, há a possibilidade da greve voltar”, concluiu Guilherme.

Sair da versão mobile