Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Hemoacre faz campanha de doação de sangue

Campanha doaçãoO Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) está necessitando de bolsas de sanguíneas dos tipos mais raros, que são o A negativo, B negativo, O negativo e AB negativo. Apesar das últimas campanhas realizadas na semana passada, a quantidade não foi suficiente para o estoque.

O Hemoacre, para suprir as necessidades dos hospitais da rede pública e particular de todo o Estado, necessitam de pelo menos 40 doações por dia. “Fizemos uma chamada à população, especialmente aos doadores de Rh negativo, onde há uma necessidade maior e pouca procura desses doadores no centro. Para não deixarmos de atender as solicitações hospitalares, precisamos que esses doadores compareçam ao hemocentro”, explicou Marlice Aquino, gerente de captação.

Durante os feriados, sábados, dias chuvosos e de frio, muitos doadores deixam de ir ao hemocentro, afirmou a gerente. “Nos finais de semana, o atendimento hospitalar não para e precisamos manter um estoque desses tipos sanguíneos. Esses são os mais raros. As campanhas na unidade móvel tem dado resultado, mas não tem sido suficientes para suprir toda a demanda. O hemocentro tem a capacidade de atendimento maior e melhor”.

Após ver a divulgação da campanha, que irá durar até sábado, o segurança Messias Nascimento resolveu ir ao Hemoacre doar. “Assisti na TV e vi que não tinha quase ninguém doando e resolvi vir até aqui. Lembrei que acontecem muitos acidentes e todo mundo precisa, não sabemos quando uma coisa ruim vai acontecer. Tento fazer o bem, pois amanhã eu posso precisar”.

Sair da versão mobile