Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Instituto Dom Moacyr inicia três cursos técnicos profissionalizantes em Cruzeiro do Sul

O Instituto Dom Moacyr (IDM) iniciou três novos cursos técnicos profissionalizantes em Cruzeiro do Sul, com aula inaugural conjunta realizada no auditório do Centro de Formação e Tecnologias do Juruá (Ceflora). Os três cursos técnicos – Suporte e Manutenção em Informática, Agropecuária e Saúde Bucal – têm de 1.200 a 1.500 horas de aula. Foram oferecidas 85 vagas no total a alunos do 2º ano das cinco escolas de ensino médio de Cruzeiro do Sul, que fizeram sorteios internos entre os interessados.
26102012aula inaugural
O curso de Saúde Bucal será executado pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha e os outros dois, pelo Ceflora. Os cursos são ofertados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo governo federal em 2011. Como resultado da adesão do IDM ao Pronatec, o governo do Estado ofertará na primeira fase de execução do programa 7.387 vagas. Cabe lembrar que o Acre foi o primeiro estado a se credenciar como ofertante de cursos pelo Pronatec.

Como unidade executora da programação do Pronatec, o Ceflora vai ofertar 1.760 vagas em cursos de formação inicial e continuada para jovens e adultos oriundos de programas sociais de governo e 105 vagas em cursos técnicos de nível médio, de forma concomitante ao ensino médio.

A estudante Tessa Jennifer, do ensino médio na Escola Flodoardo Cabral, vai fazer o curso técnico de Saúde Bucal. “Eu me candidatei ao curso, pois achei uma ótima oportunidade. Nunca tinha participado de um curso assim e acho que ele vai enriquecer meu currículo. As empresas buscam hoje jovens cada vez mais profissionalizados, e eu pretendo trabalhar assim que terminar o curso”, argumentou.

Muita oferta de cursos
Durante a aula inaugural, além dos alunos, estiveram presentes diretoras de escolas, mediadores, representantes do governo do Estado, o coordenador do Ceflora, Raimundo Evilásio Lima dos Santos, e a coordenadora da Escola de Saúde, Michele Cristina Valter. O coordenador do Ceflora deu as boas-vindas aos estudantes. Ele lembrou que havia poucos anos só existia em Cruzeiro do Sul o curso técnico em Contabilidade e quem quisesse fazer outro tinha que ir, no mínimo, até Rio Branco. Hoje a oferta é grande. “Só não faz algum curso quem não quer”, disse.

O Ceflora iniciou suas atividades em dezembro de 2005 e de lá para cá quase 9 mil pessoas já foram certificadas. Somente em 2012, 792 pessoas frequentaram algum curso e receberam sua certificação. A Escola de Saúde foi criada em 2005, mas entrou efetivamente em funcionamento no ano de 2007. No Acre, a instituição oferece 13 cursos e em Cruzeiro do Sul oferece seis, entre eles os cursos de Agente Comunitário em Saúde, Vigilância em Saúde e Técnico em Análises Clínicas. No momento a instituição tem 305 alunos e mais os 30 que agora começam a fazer Saúde Bucal.(Agência Acre)

Sair da versão mobile