Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Instituto Dom Moacyr realiza curso na área de saúde para indígenas

Na manhã desta segunda, 15, o Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), iniciou o curso de Formação Inicial e Continuada em Agente de Saúde Indígena para 70 indígenas de 59 aldeias acreanas. Estão presentes educandos de cinco etnias.
IDM
As aulas são ministradas pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, uma das instituições de ensino do IDM, no espaço da Comissão Pró-Índio (CPI), localizada na Rodovia Transacreana. O curso será intensivo, com duração 15 dias.

A aula inaugural contou com a presença do assessor de Assuntos Indígenas do governo do Acre, Zezinho Kaxinawá, do diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, e da coordenadora-geral da Escola de Saúde, Anna Lúcia Abreu.

Para Zezinho, a iniciativa é fundamental para a qualidade da vida dos indígenas: “É muito importante que vocês aproveitem o curso porque isso nos ajudará a evitar doenças e cuidar melhor dos parentes. Nós precisamos aprender algumas técnicas para melhorar a saúde dos indígenas, mas sem esquecer a importância do conhecimento tradicional de nossas plantas. A gente pode juntar tudo isso e melhorar. É essa a ideia”, disse para os educandos.

“Os nossos encontros não são apenas para ensinar coisas, mas para promover a troca de saberes. Vocês têm um conhecimento milenar que jamais poderá ser abandonado. Pelo contrário, nós, da cidade, também queremos aprender com vocês”, afirmou Marco Brandão. (Assessoria IDM)

Sair da versão mobile