Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 90% dos alunos da rede estadual vão participar do Enem

OLHA-O-ESTUDOO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), criado em 1998, tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores são as pessoas que podem participar do exame. O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Este ano, as provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. Cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior. No Acre, a Universidade Federal do Acre (Ufac) aderiu ao exame, substituindo o vestibular. Esse fator foi determinante para o crescimento das inscrições dos alunos da rede estadual de ensino, explicou João Bosco, coordenador do pré-enem da Secretaria Estadual de Educação. “Houve uma modificação significativa no número de alunos que prestam o Enem desde o ano passado porque a Ufac adotou como processo seletivo. Até 2010, o número de participantes já havia crescido consideravelmente com relação à 1998, houve toda uma evolução, mas de fato a prova, não tendo um caráter de validade para o ingresso no Ensino Superior, ela ficava muito no voluntarismo”.

Em dois anos, a quantidade de inscrições cresceu 40%. “Considerando o número de alunos, até 2010 a faixa de adesão era pequena. Do contingente de alunos do 3º ano do ensino médio, nós temos uma adesão de mais de 90%. Nós chegamos em 2010 à 50%, então cresceu bastante. Até 2010, o público que fazia o Enem era aqueles que tinham a intenção de conseguir uma bolsa pelo Prouni nas instituições particulares”, explicou o coordenador.

João disse que um curso preparatório é destinado aos que irão prestar o exame. “O pré-enem é oferecido aos alunos do 3º ano e está vinculado a um programa do MEC chamado Ensino Médio Inovador. Quinze escolas receberam o recurso do Ministério para gerenciar. Os alunos interessados vão às aulas no contra turno e trabalhamos, este ano, com o formato do Enem, que são quatro áreas e a redação, totalizando 20 aulas por semana. Pelo senso, esses alunos que fazem o pré-enem são considerados alunos de tempo integral. Iniciou em maio e irá durar até 1º de novembro, véspera da prova do exame. Além dos alunos, pessoas da comunidade podem participar do preparatório”.

O crescimento mostra o retrato da boa qualidade de ensino das escolas públicas. “O Enem, apesar das modificações ocorridas, a idéia essencial desde a sua criação é avaliar o ensino médio e foi mantida, mesmo servindo como porta de entrada para o ensino superior. Para a rede, é muito importante, pois temos um retrato aproximado da qualidade do ensino da escola. Para a secretaria, isso é um fator fundamental. Quanto mais alunos fizerem, mais fidedigna será a imagem da rede de ensino estadual”, finalizou João.

Sair da versão mobile