X

Órgãos públicos e escolas não funcionam hoje por causa das eleições

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começa hoje a distribuição das urnas para a votação, que acontecerá no domingo, 7. Para que tudo ocorra dentro dos padrões, equipes técnicas não medem esforços, garantindo que o pleito eleitoral seja realizado dentro da normalidade.

Arilton de Oliveira, coordenador de logística e soluções corporativas da secretaria de tecnologia da informação, explicou que a distribuição das urnas iniciaram para que no dia da votação, nenhum problema aconteça. “A partir de hoje, escolas públicas, particulares e órgãos públicos estarão à disposição dos cartórios para preparar as posições dos mesários e da instalação das urnas. As urnas serão preparadas para o embarque e para isso, contratamos algumas empresas para nos auxiliar, dentre elas o Correios. Durante a tarde nós faremos o embarque e no sábado será feita a instalação dessas urnas. Todos os locais de votação de Rio Branco a instalação será feita com antecedência, de forma que no domingo, quando os mesários chegarem às sessões liguem os aparelhos e verifiquem se está funcionando. Existe uma rotina, onde às 7 horas seja imprimido um relatório, onde consta todos os candidatos que estão na urna, certificando que não há nenhum voto registrado até o momento. A partir das 8 horas, a votação poderá começar normalmente”.

Após o término da votação, as urnas gravam o resultado final nas mídias de resultado, onde cada uma será apurada em determinados locais e enviadas para o TRE. “Durante o dia, a votação seguirá normal e às 17 horas, tão logo não se tenha mais eleitores na fila, é dado o encerramento. As urnas serão recolhidas pelas empresas que fizeram a entrega. Existe toda uma logística para recolher os materiais, urnas e mídias de resultado. Também temos auxiliares de juízes, separados por rotas, para tentar agilizar a coleta das mídias para serem lidas e totalizar os votos. Fazemos o possível para tudo ocorrer no tempo certo”, explicou o coordenador.

Para que não haja problemas, carros de suportes e centrais estarão em contato direto com o tribunal, informou Arilton. “Além de toda essa estratégia para que os mesários encontrem um ambiente adequado, também temos unidades móveis de suporte. Dividimos Rio Branco em 18 rotas e para cada uma delas, temos um carro com sistema rádio de comunicação e uma central de apoio técnico no TRE mantêm contato direto com esses suportes, de forma que os mesários tenham um apoio da Justiça Eleitoral tanto em relação à procedimentos quanto à parte técnica. Há uma grande preocupação em fornecer todos os recursos para que a votação ocorra com tranquilidade. Estamos preparados para atuar em qualquer tipo de problema”.

Caso o eleitor tenha dúvida em qual local irá voltar, pode entrar em contato com o disk eleições, no número 0800-642-2228. E para denunciar crimes eleitoral, o disk denúncia é o 0800-970-2078. Para aquele que irão somente justificar os votos, existem duas seções específicas, que ficam no Colégio Neutel Maia e no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: