Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Poronga celebra formatura no ensino médio

Nesta quarta-feira, 31 de outubro de 2012, 1.367 jovens e adultos do Programa Especiais de Ensino Médio (PEEM Poronga) no Acre dão mais um passo para a conquista de seus sonhos.  Para esses alunos, a formatura no ensino médio representa o fim de uma etapa, mas também o surgimento de novas possibilidades e desafios.

A cerimônia de formatura do Poronga será no Ginásio Coronel Álvaro Dantas, às 19 horas. Estarão presentes o governador do Acre Tião Viana, o secretário de Estado de Educação e Esporte Daniel Zen, o diretor de Ensino Josenir Calixto e o coordenador de Projetos da Fundação Roberto Marinho, Ricardo Pontes.

Para o estudante Washington Ferreira, 20, a experiência de participar do PEEM Poronga foi enriquecedora. “Apesar de a metodologia não ser nova para mim, pois já tinha participado do Asas da Florestania Ensino Fundamental, os estudos me ajudaram a ter uma nova perspectiva de vida. Acredito que a formatura no ensino médio é um momento único e que temos que celebrar”, diz.

Washington, que trabalha na área de vendas, faz planos de crescer na empresa. “Quero me aprofundar na profissão. No lugar onde trabalho já coloquei em prática alguns ensinamentos de empreendedorismo que aprendi em sala de aula e meu chefe já me disse que posso fazer algo ligado à administração. Quero passar meu conhecimento adiante. Até já levei um primo para o programa Poronga”, disse.

Já para Leandro Vieira, 27, ter o ensino médio completo está abrindo novas oportunidades. “Antes eu não podia fazer concursos públicos para a polícia ou bombeiros, agora eu já posso e isso é ótimo”, diz. “Fiquei longe da escola por 10 anos, porque trabalhava como motorista e não conseguia frequentar as aulas. Minha vontade, desde criança, é fazer faculdade de Direito, e agora eu vou poder realizar esse sonho.”

Até o momento, no Acre, 9.552 alunos e mais de 500 professores se formaram no PEEM Poronga. De 2002 até hoje, 30.861 alunos receberam seus certificados de conclusão do ensino fundamental e médio e 1.500 professores foram formados pela metodologia do Telecurso.(Assessoria Fundação Roberto Marinho)

Sair da versão mobile