Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura entrega Travessa Jaceguai totalmente concluída

PreferuaO prefeito Raimundo Angelim inspecionou hoje à tarde, 19, a conclusão das obras da Travessa Jaceguai, que se liga à Avenida Isaura Parente, no bairro Nova Estação. Acompanhado do diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), Jackson Marinheiro, de assessores e técnicos; Angelim percorreu os 350 m da Travessa Jaceguai, conversou com moradores e ouviu agradecimentos.
O prefeito Raimundo Angelim destacou que esta obra é muito importante para a auto-estima dos moradores que vi-viam no bairro há mais de 40 anos e que já haviam perdido as esperanças. “Mas agora entregamos uma obra completa com drenagem, asfalto e acessibilidade para a população”, frisou.

A obra orçada em pouco mais de R$ 800 mil, contempla além das Travessas Jaceguai e Bom Destino, as ruas Fernando Lira I e II e a Travessa Edmundo Pinto. As cinco ruas passaram por tratamento na base e sub-base, a lama foi removida e o aterramento chegou a 3 m de profundidade, foram colocadas também 400 m de manilhas para a drenagem das águas pluviais.

Os moradores da Travessa Jaceguai estão muito mais alegres agora. Depois de três meses de obras, o esgoto foi canalizado pela Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) e toda a via está asfaltada. O cenário é outro, dizem os mais antigos. A obra é um dos dois últimos passivos do Processo de Gestão Participativa (PGP), que é o instrumento criado em 2005 para garantir a participação popular, atendendo as demandas estruturais e emergenciais pactuadas com o movimento comunitário.

“Agora a gente se sente um cidadão, a nossa auto-estima voltou. Antes éramos isolados e discriminados. Moro aqui há 40 anos e nunca nenhuma máquina passou por aqui, mas graças ao prefeito Angelim, quando as máquinas vieram foi para fazer”, destacou o morador, Ozeias Vasconcelos de Oliveira. “Na década de 70 quando o meu pai era vivo, ele chegou a fazer muitos trapiches para as senhoras passarem por aqui, mas quando chovia a água levava tudo, ele morreu sem ver as melhorias que eu estou vendo agora”, completou Ozeias, referindo-se ao seu pai, Ariosto Araújo, que morreu aos 66 anos.

“Isso aqui era um esgoto só, um problema para a nossa comunidade. Agora é outra coisa. Não tenho nem palavras para agradecer”, disse a moradora, Luzia dos Santos Carvalho, de 69 anos.

A drenagem da Travessa Jaceguai, com sua consequente pavimentação, fazem parte do conjunto de obras que mostram que mesmo com as dificuldades impostas pelos cortes orçamentários, a Prefeitura de Rio Branco mantém o mesmo ritmo de trabalho na recuperação de vias urbanas, especialmente nos serviços de tapa-buraco, drenagem de águas pluviais, asfaltamento de ruas e avenidas – sem levar em conta as obras dos demais setores da prefeitura.

Via de ligação  com a Avenida Isaura Parente, a  Rua Almirante Jaceguai foi implantada ao largo de um canal antes tomado pelo esgoto. Com tubos de concreto (manilhas) de 1 metro de diâmetro, a Emurb canalizou os dejetos. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile