Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Procissão de Círio de Nazaré acontece no próximo domingo

Bem no meio desta agitação política, vem o Círio de Nazaré para nos proporcionar um clima de mais espiritualidade, fraternidade e calma  nesta cidade.

Domingo dia 14 às 17 horas, na praça do Mercado Velho haverá louvores a Deus, show de músicas religiosas enquanto se aproximam as duas procissões fluviais trazendo a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Logo mais, às 18 horas iniciará a procissão luminosa à luz das tochas. Círio significa Procissão luminosa.

A devoção chegou a Rio Branco através dos migrantes paraense, pois em Belém esta festa é comemorada desde o ano de 1700, quando a pequena imagem foi achada num córrego daquela cidade.

A Reitoria da nossa Catedral já preparou uma exposição dos mantos que ao longo destes anos foram confeccionados e oferecidos pelos fiéis para ornamentar a pequena imagem de madeira,   colocada dentro uma Berlinda.

Um símbolo significativo é a tradicional CORDA de 100 metros, que no inicio servia para puxar o carro  que trazia  a Berlinda em procissão: nos atoleiros das antigas ruas lamacentas garantia a prosseguimento da procissão. Aqui em Rio Branco a Corda é um sinal de união com o senhor Jesus e de solidariedade mútua.

A Reitora da Catedral começou a preparação ao Círio de Nazaré, quando houve o tradicional Traslado da imagem desde a Paróquia Santa Inês à catedral com carreata e fogos. Em seguida foram visitadas famílias, hospitais, Repartições Públicas. O Novenário animado pelas paróquias de Rio Branco e pelas diferentes Pastorais, destacou a mensagem da Campanha da Fraternidade que havia como tema: “ Fraternidade e Saúde Pública.” (Assessoria)

Sair da versão mobile