Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto ArteCura é lançado no Hospital das Clínicas

Arte curaA Secretaria de Humanização em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM), lançou hoje,3, no Instituto de Nefrologia do Hospital das Clínicas, o projeto ArteCura, que tem como objetivo realizar atividades que possam contribuir na qualidade de vida dos servidores, acompanhantes e principalmente dos pacientes, que estão quase que diariamente realizando o tratamento de hemodiálise na unidade.

Durante dois meses, o grupo ArteCura irá visitar o instituto de nefrologia às terças e quartas-feiras, durante a manhã e tarde. Cerca de 200 pacientes passam semanalmente pelo local.

De acordo com Francys Mary, presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), que é vinculada à Secretaria de Humanização, com a realização do projeto, o paciente sentirá que o tempo do tratamento (4hs) irá passar rápido. “Uma das idéias implementadas foi o ArteCura, projeto que trabalha a arte como projeto de sensibilização e de humanização dentro dos hospitais, envolvendo pacientes e servidores. Esse ano conseguimos formar dois grupos do projeto, possibilitando um trabalho maior. Nós acreditamos que a arte é uma ferramenta que possa tornar menos angustiante a espera e estadia dos pacientes nas unidades hospitalares. Nos inspiramos nos Palhaços da Alegria. Vamos muito além, porque não fazemos só a animação, mas buscamos saber da vida de cada um e com base nisso, criamos processo de interação entre esses grupos”.

Essa já é a 3ª edição do projeto, afirmou Elineide Medeiros, diretora de Humanização. “Esse projeto é uma ação voltada ao ambiente hospitalar. Como nós temos uma origem que dialoga e a humanização da gestão pública dá uma abordagem maior, fizemos questão de desenvolver algumas ações especificamente nos hospitais. A ArteCura segue o modelo dos trabalhos realizados nos hospitais do Brasil. Fizemos uma edição no Hospital das Crianças, no Hospital do Idoso e agora na Nefrologia. Adaptamos o trabalho para cada local. Contamos com a participação dos pacientes, servidores e acompanhantes. É um momento lúdico, onde a pessoa esquece que está doente e que possa fortalecer mentalmente e espiritualmente para enfrentar esse processo de doença. É uma forma de tornar mais agradável esse período”.

Áurea Freitas, coordenadora do Instituto de Nefrologia afirmou que o ArteCura é de grande importância para os pacientes. “Esse projeto é imenso, novo e foi muito esperado. O grupo da nefrologia e os pacientes cadastrados, precisam muito do lado de humanização. Esse trabalho da FEM vai propiciar isso à eles, até pelo tipo de vida que possuem. Eles esperam tão pouco e acham que a vida está acabada, que não há mais nada. Tentamos mostrar, através desse projeto, que não é assim e que eles podem ter uma qualidade de vida melhor. Queremos fazer um trabalho de acolhimento e que os pacientes se sintam em casa. Isso vai modificar muito a vida de todos envolvidos”.

O paciente Marcos Adriano agradeceu pela passagem do grupo no hospital. “É muito boa a presença do ArteCura, isso é algo novo para nós. Só temos a agradecer muito à essas pessoas e esperamos que boas ações como esta aconteçam sempre”.

Sair da versão mobile