Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto da Embrapa Acre vira curso de treinamento para técnicos em Palmas

Em se tratando de técnicas de preservação florestal o Acre é um grande modelo nacional. Quem pode constatar esta máxima mais uma vez são os técnicos agroflorestais de Palmas, capital do Tocantins. Isso porque uma unidade de Pesca e Aquicultura da Embrapa Pesca e Aquicultura (Embrapa) de Tocantins realizou, entre os últimos dias 1º a 3  (de segunda a quarta-feira), o curso ‘Inventário Florestal Digital’.

O treinamento da semana serviu para instruir os técnicos sobre a primeira fase do Modelo Digital de Exploração Floresta (Modeflora), que é uma iniciativa pioneira implantada e desenvolvida pela Embrapa Acre. O projeto já foi testado, e com sucesso, em mais de 11.800 hectares de florestas locais.

De acordo com a Ascom da Embrapa/TO, o curso envolve o ensino de 3 tecnologias:  o Sistema de Posicionamento Global (GPS), o Sistema de Informação Geográfica (SIG) e o Sensoriamento Remoto (SR). Todas elas servem para georeferenciar informações de áreas planejadas, gerando dados para posteriores ações florestais e monitoramento de uma equipe. No caso, a Embrapa do Tocantins vai adequar cada tecnologia conforme a sua própria realidade de softwares, aporte tecnológico e sistemas integrados.  

Apenas 11 técnicos tocantinenses participaram do curso nesta 1ª edição, entre especialistas da Secretaria de Planejamento e da Modernização da Gestão Pública do Tocantins e estudantes da Unitins, Ceulp/Ulbra e da Faculdade Objetivo. No entanto, a maior missão deles será a de implantar em Palmas este trabalho modelo no Acre. Para tanto, estes técnicos capacitados deverão difundir tais conhecimentos. (Com informações da Ascom Embrapa/TO)

Sair da versão mobile