Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“Quem é o Rei” foi selecionada para 40º Festival Nacional de Teatro

Peça festivalO Grupo Palhaço Tenorino leva para Ponta Grossa, no Paraná, o espetáculo Quem é o Rei?. A peça foi selecionada para participar do 40º Festival Nacional do Teatro promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

A apresentação acreana é a única do Norte e Centro-Oeste a se apresentar no festival competitivo.O encontro reúne artistas de todas as outras regiões do país de 6 a 1 4 de novembro. “Há 11 anos eu não participo do Fenata, que é o mais antigo festival de teatro do Brasil”, diz, ansioso, o diretor teatral Dinho Gonçalves.

Um aspecto predomina na versão 2012 do festival: a produção dos textos. “Os grupos estão se preocupando em elaborar uma dramaturgia própria”, avalia Gonçalves.

Com o eterno problema de falta de recursos, os grupos não têm como custear o pagamento de direitos autorais para representar peças consagradas.

O resultado é muita peça com autoria pouco conhecida, mas que aumenta a possibilidade de revelar talentos. “São, em média, três a quatro peças a que se assiste por dia”, afirma Dinho “É uma overdose que vale a pena o esforço de estar lá”.

Dinho Gonçalves não se sente muito a vontade para falar das expectativas. “Não quero alimentar expectativa”, resguarda-se. “Vamos participar porque mesmo que não consigamos nada, a qualidade do festival vale por tudo”. Sete pessoas integram o GPT que segue para o Paraná em novembro. “Vamos fazer de tudo para representar bem o Acre, o teatro do Acre e o povo do Acre nesse festival”.

Sair da versão mobile