Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Engraxates ganham quiosque em frente ao Palácio

Governaodr55O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) inaugurou, na manhã de ontem, o Quiosque dos Engraxates, localizado na Praça Eurico Dutra, em frente ao Palácio Rio Branco. Durante três meses a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (SEOP) realizou a reforma e ampliação do quiosque.

Os engraxates pediram a ajuda de Edvaldo Magalhães, que era deputado estadual na época, para que a obra fosse realizada. “Essa é uma construção que vem de muito tempo, ainda no governo Binho, quando essa praça foi reformada, o projeto ini-cial não levava em consideração o local dos engraxates que era tradição. Como parlamentar na época, eles me cercaram um dia e pediram uma solução. Estive com o governador, trouxemos os arquitetos e começamos a construir e modernizar esse cantinho. Agora, eles vão ter condições melhores para prestar seus serviços. Uma cooperativa de marceneiros doou a madeira e as cadeiras foram fabricadas conforme o pedido deles”, explicou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia do Acre.

O governador Tião Viana esteve presente na inauguração e falou sobre outros serviços que serão oferecidos no local. “Só acredito no futuro do Brasil como grande nação se a revolução econômica consolidar a partir dos pequenos trabalhadores. Eles não tinham um ambiente de hospitalidade. Eles ficaram tão felizes com esse ambiente, que vão poder oferecer além desse serviço, os trabalhos de massagem, manicure e pedicure. Terão também um 0800 para que as pessoas possam encomendar o serviço e eles irão a qualquer lugar”.

Segundo José Reis, secretário de Pequenos Negócios, os engraxates terão um acompanhamento. “Tornamos esse ambiente em um local mais agradável, tanto para os profissionais quanto para as pessoas que irão usufruir desse trabalho. A ideia primordial é fazer com que os engraxates tenham mais renda e é isso que nós vamos trabalhar na segunda etapa, que é gestão do negócio deles, fazer com que ofereçam outros tipos de serviços que possam agregar valores e levar mais dinheiro para a família. Esse é um grande marco na vida desses profissionais”.

Enivaldo Cunha trabalha como engraxate há 15 anos. Ele disse que o negócio vai expandir a partir de agora. “Vai ficar melhor para nós e para os clientes, essa nova estrutura veio em uma boa hora. Antes trabalhávamos em uma cobertura feita aqui na praça. A nossa clientela já é grande e agora vai ser maior ainda”.

O cliente Wilson Araújo aprovou a nova estrutura. “Além de dar um local adequado para os engraxates, vir para esse ambiente seguro é muito melhor para a gente. Essa ideia foi muito boa, a obra é muito importante. Sempre venho engraxar meus sapatos aqui e agora pretendo vir muitas vezes mais. Agora dá até gosto retornar aqui”.

Sair da versão mobile