Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ibope aponta empate técnico entre Marcus Alexandre e Tião Bocalom

CHAMADA-2012A pesquisa Ibope, divulgada ontem pela TV Acre, mostra a diferença de apenas dois pontos percentuais entre os candidatos Marcus Alexandre (PT), que tem 49 por cento das intenções de votos e Tião Bocalom (PSDB), que tem 47 por cento. Votos brancos e nulos somam 2 por cento e indecisos, outros 2  por cento.  Na pesquisa que leva em conta apenas os votos válidos, Marcus tem 51 por cento e Bocalom, 49 por cento. A pesquisa foi registrada no dia 14 de outubro e o Ibope ouviu 602 pessoas em vários bairros da Capital. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

Na primeira pesquisa Ibope Marcus Alexandre tinha 38 por cento. Na segunda apareceu com 43 por cento. Na terceira pesquisa, o petista ficou com 47 por cento e agora tem 49 por cento das intenções de votos. Da primeira para a última pesquisa, Marcus Alexandre teve aumento de 11 por cento dos pontos percentuais.  

Bocalom apareceu na primeira pesquisa com 37 por cento. Na segunda rodada, teve 39 por cento. Na terceira caiu para 32 por cento e agora tem 47 por cento dos votos, segundo o Ibope.  Na comparação da primeira para essa pesquisa, Bocalom, teve aumento de dez pontos percentuais.

O cientista político Nilsom Euclides diz que esse “empate técnico” já era previsto. Segundo ele, não há como fazer previsão e já que a margem de erro do Ibope é de cerca de 4 por cento, qualquer um dos dois pode ganhar. “Só saberemos no dia 28. Mas há seis meses eu já falava que essa seria uma das eleições mais disputadas do Acre. Não vejo nenhuma surpresa nisso”, avalia.

Sair da versão mobile