Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana comemora eleição de Marcus Alexandre

A vitória da Frente Popular do Acre em Rio Branco foi comemorada nesta terça-feira (30), pelo senador Jorge Viana (PT). Em discurso na tribuna do Senado, o parlamentar celebrou a conquista pelo PT de 635 prefeituras em todo o país. A legenda recebeu a maior votação da eleição de 2012, com 17,2 milhões de votos. Jorge Viana também vibrou com a eleição do engenheiro Marcus Alexandre (PT) para a Prefeitura de Rio Branco.
jorge viana discurso marcus
“Ele fez uma das campanhas mais bonitas de que tive o privilégio de participar na minha terra”, disse. O petista foi eleito com 90.557 votos (50,7%) no domingo contra o candidato Tião Bocalom (PSDB). Rio Branco é a única capital do país em que o prefeito conseguiu fazer seu sucessor. Raimundo Angelim (PT) foi eleito em 2004, sendo reeleito em 2008.

“Chego do Acre com sensação de dever cumprido porque estamos vivendo a plenitude da democracia”, comemorou Jorge Viana. “Não têm sido fáceis as disputas eleitorais, pois os partidos se organizam e estabelecem as suas plataformas. E foi assim que o PT e a Frente Popular conseguiram vencer essa eleição”.

Jorge Viana registrou que Alexandre andou mais de 700 km em 118 dias. “É um jovem de 35 anos que gastou muita sola de botina, fazendo uma campanha conversando com as pessoas nos lugares aonde a prefeitura não chega”, disse. “Ele andou em todos os bairros, passou em centenas e milhares de ruas e foi incansável no sentido de ouvir. Não tenho nenhuma dúvida de que Rio Branco estará em boas mãos a partir de janeiro do ano que vem”.

O senador do Acre lembrou que o Acre é o mais antigo “laboratório” de gestão pública da história do PT. O próprio Jorge Viana foi eleito prefeito de Rio Branco em 1992. Em seguida, ganhou a eleição para o governo estadual. Foi reeleito em 2002. Em 2006, o Partido dos Trabalhadores manteve-se à frente do governo do estado com Binho Marques e, quatro anos depois, Tião Viana saiu vitorioso nas urnas.

Ele lembrou que o atual prefeito, Raimundo Angelim, de acordo com os institutos de pesquisa, é, entre os prefeitos das capitais, aquele com a melhor avaliação. “Fez um bom trabalho. É uma pessoa honrada que deixa seu nome escrito nas boas e belas páginas da história de Rio Branco”, destacou.

Ao final do discurso, Jorge Viana agradeceu ao apoio da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e à ex-senadora e ex-ministra Marina Silva. Também não se esqueceu de cumprimentar os partidos e dirigentes dos partidos que integram a Frente Popular do Acre e, especialmente, à população acreana. “Essa eleição teve um gosto especial”, comentou.

Por último, o senador do Acre destacou as vitórias eleitorais do Partido dos Trabalhadores no pleito municipal de 2012, cumprimentando os dirigentes da sigla, como Rui Falcão. Jorge Viana lembrou que, em 30 anos de história, o PT é a legenda que sempre seguiu avançando nas disputas eleitorais. “Vejo aqui que, em 1982, elegemos dois prefeitos. Em 1985, um prefeito. Em 1988, 38 prefeitos. Eu entrei na quarta turma de prefeitos, quando, em 1992, fui eleito, e fomos 54 prefeitos. Agora, o PT conseguiu eleger 635 prefeitos e tem a maior votação da história”, concluiu. (Assessoria)

Sair da versão mobile