25 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

25 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Marcus Alexandre encerra campanha que marca um novo tempo na política do Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
26/10/2012 - 05:42
Manda no zap!CompartilharTuitar

cantoresAinda antes de ser confirmado candidato a prefeito, Marcus Alexandre anunciava à Frente Popular um novo jeito de fazer campanha eleitoral. A campanha 2012, portanto, teria de fazer jus à renovação proposta inclusive quanto à forma de governar com os partidos que compõem a Frente. Essa determinação foi além do inicialmente imaginado, uma vez que 100% da militância do 13 tomou estímulo e saiu junto com Marcus Alexandre para as caminhadas que ao final da campanha terão somado  mais de 110 bairros visitados inteiramente a pé, quer sob o escaldante sol da Amazônia ou debaixo de uma chuva torrencial igual a que caiu durante a última marcha  na Sobral, que reuniu cerca de 7.000 militantes e simpatizantes.

Marcus Alexandre pessoalmente instituiu a campanha “pé no chão” que ficou conhecida pelas visitas a pé aos bairros mais distantes do Centro. Ao longo da campanha não faltaram questionamentos ao slogan “vamos juntos fazer o novo”. Todos queriam saber como ele pode representar o novo se o grupo político que lhe apoia está no poder há vários mandatos no Governo do Estado e na Prefeitura de Rio Branco. Com paciência, Marcus sempre respondia: “o novo é encarar novos desa-fios”, afirmava lembrando que Rio Branco passou e passa por profundas transformações. Não há, por exemplo, uma referência única de centro comercial na cidade. “Temos de estar atentos a essa nova lógica. Há centros comerciais no Bosque, na Vila Acre, na Estação, no São Francisco, em vários lugares. Assim, o planejamento, como o de transporte público, por exemplo, tem de levar em conta essa nova lógica”, observa o candidato demonstrando que conhece bem a realidade de Rio Branco.

O conhecimento mais atual dessa lógica se alia a outro fenômeno característico da campanha de Marcus Alexandre: por onde passou as crianças corriam abraçar o candidato do 13. Elas chegavam às dezenas, sorrindo e invariavelmente cantando a música tema da campanha, “chame chame chame Marcus Alexandre”. Nesses momentos, Marcus lembrava que o prefeito Raimundo Angelim fez uma gestão altamente preocupada com a infância, tanto que reduziu a taxa de mortalidade infantil de 27 óbitos por mil nascidos vivos para 12 óbitos por grupo de 1.000 nascidos vivos.  Angelim recebeu a cidade com 7.000 crianças fora da sala de aula e priorizou garantir o ensino a esse público. “Agora o desafio é cuidar das crianças de 0 a 3 anos”,  não cansa de repetir o candidato do 13.  

O jeito muito humilde de Marcus Alexandre o levou à condição de candidato mais votado da história das campanhas para prefeito de Rio Branco. E as crianças são algo como um termômetro da receptividade do candidato. Para beneficiar esse público, Marcus irá construir vinte creches, sendo que dez delas implantadas com recursos do Governo Federal a partir do programa Brasil Carinhoso, lançado no ano passado pela Presidenta Dilma Rousseff. As demais serão construídas com recursos próprios da prefeitura oferecendo, no total, cinco mil novas vagas. Outra meta é levar as escolas de tempo integral a todas as regionais de Rio Branco. A experiência de uma escola onde já funciona o sistema, a Francisca Oiticica, no bairro da Bahia Velha, é um modelo de educação infantil.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

População participou ativamente da campanha pelas redes sociais – O novo jeito de fazer campanha da Frente Popular tomou outra dimensão com a internet, onde, pelas redes sociais, a população participou de modo decisivo contribuindo sistematicamente para melhoria do plano de governo de Marcus Alexandre. Em encontro com internautas, Marcus lembrou que as redes sociais fazem parte da vida das pessoas e que elas são importantes ferramentas de comunicação e até mesmo de fazer campanha. Parte do debate ocorreu em redes como o facebook e o twitter, onde Marcus tem páginas oficiais para que os eleitores possam melhor se comunicar com o candidato. Em vídeo mensagem na Fan Page Marcus Alexandre, o candidato agradeceu o envolvimento da comunidade através da internet. “Estou aqui agradecendo porque nós comemoramos hoje 6.000 curtidas. Foi uma campanha bonita, alegre, feliz que nós transmitimos através de nossa página. Nossa Fan Page no Facebook é uma grande maneira de se comunicar. Tenho certeza que nós vamos ter uma linda vitória no domingo (28)”, disse o candidato.

Marcus nunca atacou seus adversários, pelo contrário, promoveram um verdadeiro massacre contra sua honra e a da família, sempre usando fakes (personagens falsos) e militantes pagos para lançar nas redes sociais série de mentiras a seu respeito. Ao invés de contra-atacar, Marcus prefere usar a força da internet para apresentar seu plano de governo e estabelecer um novo diálogo com as comunidades.

A campanha dos reencontros: Marina Silva, antigos militantes e comunidades tradicionais
Algo novo nesta campanha foram os reencontros. A intensa mobilização da antiga  militância e as reuniões com as comunidades tradicionais mostrou bem como é bom reencontrar-se com os ideais mais nobre de um grupo so-cial e as pessoas que tem uma marca muito forte com a experiência da Frente Popular.  (Assessoria)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Justiça Eleitoral reconta votos e Donald perde vaga para Clézio Moreira

Próxima Notícia

Engraxates ganham quiosque em frente ao Palácio

Mais Notícias

Foto: Reprodução/redes sociais
POLÍTICA

Bocalom decide que Rennan Biths fica na articulação política da prefeitura por mais um tempo

25/08/2025
União Brasil ficará sem senador no Acre caso Alan Rick deixe o partido, a exemplo de Bittar
POLÍTICA

União Brasil ficará sem senador no Acre caso Alan Rick deixe o partido, a exemplo de Bittar

25/08/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
Destaques Cotidiano

Gladson prestigia estande do Acre no Salão do Turismo e reforça valorização do artesanato local

24/08/2025
Foto: Cedida
POLÍTICA

Governo fortalece o setor moveleiro do Juruá com redução da licença de operação ambiental

24/08/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

No Acre, Bia Kicis nega que bolsonaristas largaram pautas de interesse do povo para focar na anistia

23/08/2025
Prefeitura de Rio Branco antecipa pagamento de agosto para mais de 10 mil servidores
Destaques Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco antecipa pagamento de agosto para mais de 10 mil servidores

23/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Engraxates ganham quiosque em frente ao Palácio

TEMPORAL

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre