Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marcus Alexandre tem projetos para todas as áreas da gestão em Rio Branco

CAMINHADA-SANTA-INÊS-3A semana que passou foi muito proveitosa para a campanha de Marcus Alexandre prefeito de Rio Branco porque serviu para apresentar as propostas e os projetos que irão aprofundar as transformações implementadas pelo prefeito Raimundo Angelim e fazer da capital do Acre uma cidade mais humana e desenvolvida em benefício de todos.  E no debate promovido sexta-feira, 19, pela TV Rio Branco, o candidato Tião Bocalom não compareceu, mas Marcus Alexandre usou o tempo determinado pela organização para detalhar seu plano de governo. Registrado no Tribunal Regional Eleitoral e seguindo o mesmo padrão do usado pelo SBT nacional, o debate foi dividido em três blocos. As perguntas seriam feitas igualmente para um e outro candidato, o que não foi possível fazer devido à ausência do candidato da oposição. “Lamento muito que o candidato não tenha vindo. Perdeu a oportunidade de dialogar com o eleitor e aprofundar as ideias para administrar a cidade”, disse o candidato Marcus Alexandre.  O debate foi transmitido ao vivo por volta das 13h, apresentado pelo jornalista Archibaldo Antunes.

O plano de governo da Frente Popular tem 120 páginas e sua elaboração é resultado do debate com mais de duas mil pessoas em sete grandes encontros temáticos realizados durante os meses de abril, maio e junho deste ano. “Mas vem sendo aperfeiçoado com as caminhadas, ouvindo a população”, lembrou Marcus Alexandre.
Veja os principais pontos do debate que não contou com a presença de Tião Bocalom (PSDB):

LIMPEZA PÚBLICA
“Esse é um tema muito importante. O prefeito Angelim organizou a coleta de lixo ampliando de quatro para 16 caminhões coletores. Quando ele assumiu, em 2005, havia quatro meses não era realizada a coleta na cidade”, disse o candidato.

ENXUGAMENTO DA MÁQUINA PÚBLICA
“A proposta de Bocalom está na contramão do que está acontecendo em nossa cidade”, disse Marcus Alexandre referindo-se às declarações do adversário quanto ao enxugamento da máquina pública.

INFRAESTRUTURA
“Temos o Comitê Gestor do Programa Ruas do Povo, com quem vou fazer parcerias. O programa está trabalhando em 40 bairros e mais de 800 das 2.020 ma-peadas sem asfalto em Rio Branco. E vamos ampliá-lo”.
Marcus anunciou que irá ampliar a parceria com o governo federal para acessar novos recursos do PAC Mobilidade Urbana. “Com esses recursos  vamos alargar  a Apolônio Sales, a Estrada da Sobral desde a bifurcação do Saerb até a Ceasa, a Estrada da Floresta, continuar o binário da Isaura Parente com a Nações Unidas, a Minas Gerais e outras”.
Para quem ainda não recebeu os benefícios do Ruas do Povo, Marcus Alexandre tranquilizou-os lembrando que já foi coordenador do Comitê Gestor desse programa e que até 2014 a pavimentação chegará a toda cidade. Durante as caminhadas do 13 pela cidade, Marcus detectou que é necessário levar o Ruas do Povo até os ramais da Zezé e do Macarrão, hoje áreas urbanas.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO
“Sempre tratei com carinho os que trabalham comigo.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
“Vamos enfrentar essa situação com a maior prioridade”, disse Marcus Alexandre ao afirmar que criará um grupo de trabalho com Ministério Público, Tribunal de Justiça, Incra, Iteracre e outros para documentar 70% dos imóveis hoje sem título definitivo. Esse documento é muito importante por vários motivos como também para acessar ao crédito.

TRÂNSITO
Em 2005, quando Angelim assumiu a Prefeitura, Rio Branco tinha 56 mil veículos e hoje tem 125 mil. A frota cresce 12% ao ano e a população, 4%. Foram muitos os avanços para melhorar o trânsito, como o advento do Plano Diretor de Transporte e Trânsito, a duplicação de ruas e avenidas, como a Ceará e a Pernambuco, a criação da avenida Amadeo Barbosa e  a 4ª ponte. A meta agora é realizar investimentos em regiões como a Baixada da Sobral, a parte alta da cidade, implantar um binário na confluência das ruas Rio de Janeiro com Minas Gerais. Com a parceria do Ruas do Povo, Marcus Alexandre irá melhorar a circulação de ônibus, construir cinco terminais de integração no Tucumã, Baixada (próximo a Ceasa), Estação Experimental, São Francisco e 2º Distrito.

SAÚDE
“Da saúde tenho duas certezas: primeiro, que melhorou muito e, segundo, que ainda há muito o que fazer”. A declaração deixou claro que os desafios são muitos, mas a gestão de Marcus Alexandre não descansará enquanto as melhorias não vierem. Angelim reformou os 13 centros de saúde (só falta obra  no Barral Y Barral mas está em andamento), mas agora é tempo de ampliar as especialidades, implantar pelo menos duas UPAs e fortalecer os centros já existentes.

EDUCAÇÃO
A educação do futuro, na avaliação de Marcus Alexandre, é preparar melhor a criança com educação de tempo integral. Marcus irá implantar o ensino de tempo integral em sete escolas (em uma, a Francisco Oiticica, já é usado o sistema graças ao prefeito Angelim). A definição das escolas beneficiadas se dará a partir de debate com a comunidade.  
Marcus abrirá 5.000 novas vagas em creches construindo 20 unidades para atendimento de crianças de 0 a 3 anos. O professor será grandemente valorizado e Marcus manterá relação respeitosa com a categoria assegurando, por exemplo, todas as conquistas do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração aprovado durante a gestão de Angelim.

PRODUÇÃO RURAL
Rio Branco possui sete polos agroflorestais e há asfalto em cinco. Dois serão asfaltados por Marcus Alexandre a partir de 2013. Marcus fortalecerá a Secretaria de Floresta e Agricultura (Safra) que sequer existia quando Angelim assumiu, em 2005. A gestão da Frente Popular irá implantar a Feira do Peixe, espaço permanente na Central de Abastecimento (Ceasa), que também será fortalecida. Marcus ampliará de 18 para 30 o número de feiras livres nos bairros, ampliará a oferta de caminhões que fazem o escoamento da produção, sem nenhum custo ao produtor e muitas outras ações. (Assessoria)

Sair da versão mobile