Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marcus Alexandre vence debate na TV Gazeta com política nova para Capital

Debate-TV-gazeta--2O candidato a prefeito de Rio Branco pela Frente Popular, Marcus Alexandre, foi o grande vencedor do debate promovido nesta segunda-feira, 22, pela TV Gazeta, afiliada da Rede Record. O debate, conduzido pelo jornalista Alan Rick, serviu para o eleitor comparar as propostas de Marcus Alexandre com as de Tião Bocalom, em quatro blocos. Através de sorteio, Marcus Alexandre foi o segundo a apresentar-se como candidato, pedindo licença para entrar, através da televisão, nos lares de todos os cidadãos de Rio Branco para apresentar suas propostas.

A primeira pergunta foi elaborada pelo departamento de jornalismo da emissora: qual a proposta para tornar a cidade uma cidade ambientalmente sustentável? Marcus respondeu que a Frente Popular foi a única coligação que assinou o compromisso Cidade Sustentável, com um grande projeto de arborização, reforço do viveiro municipal, programa especial de limpeza e manutenção dos igarapés, ampliação da coleta seletiva, cuidar das APAs do Amapá, e Irineu Serra, manutenção das bacias hidrográficas do Riozinho do Rôla e do Rio Acre.

A segunda pergunta do debate foi relacionada a proposta de incentivo às micro e pequenas empresas, Marcus Alexandre lembrou que a lógica da cidade está mudando. Há dez anos era uma situação e hoje há centros comerciais em vários bairros, como Bosque, São Francisco, Vila Acre, Calafate, Baixada da Sobral. Marcus irá ampliar a infraestrutura, capacitar os empreendedores e criar a Central do Empreendedor, no centro da cidade, o candidato também firmou o compromisso de construir o Shopping Popular ao lado do Camelódromo.

Ao responder pergunta feita pelo concorrente, Marcus Alexandre lembrou que o prefeito Angelim conta com apoio da bancada parlamentar e da presidente Dilma. “Nosso prefeito vem trabalhando muito”, disse Marcus, lembrando que Angelim recebeu a prefeitura sucateada, com poucas condições de trabalho. Angelim administra com grande apoio do Governo Federal com o PAC 1 e PAC 2, com várias frentes de trabalho espalhadas pelos bairros da cidade.
Marcus perguntou como o concorrente iria viabilizar cinco mil lotes urbanizados com R$ 10 milhões. “Com esse dinheiro ele não compra nem os lotes”, disse Marcus Alexandre.

Ao responder pergunta sobre creches, Marcus lembrou que o prefeito Angelim recebeu a cidade com 7.000 crianças fora da sala de aula e priorizou garantir o ensino a esse público. “Agora o desafio é cuidar das crianças de 0 a 3 anos”, disse o candidato do 13. “Angelim está há oito anos tentando recuperar o que Mauri e Flaviano, que hoje estão apoiando o Bocalom, destruíram”, criticou Marcus Alexandre.

Em relação ao trânsito na Baixada da Sobral – pergunta feita ao adversário – Marcus Alexandre observou que Bocalom esqueceu dos moradores daquela região. Marcus anunciou duplicação da Estrada da Sobral desde a bifurcação até a Ceasa, a construção de um terminal de integração na região, ciclovias e calçadas. No bloco seguinte, Marcus perguntou quantas empresas o candidato da oposição conseguiu instalar e o número de empregos gerados no Distrito Industrial implantado por Bocalom em Acrelândia, nome que ele estava evitando falar.

Ao responder pergunta sobre a saúde em Rio Branco, Marcus Alexandre se solidarizou com os trabalhadores do sistema e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo prefeito Angelim, que recuperou os centros maiores e ampliou a cobertura do programa de Saúde da Família, entre muitos outros avanços. (Assessoria)

Sair da versão mobile