Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

O novo venceu!

No poder há 13 anos no Acre, o Partido dos trabalhadores (PT) elegeu prefeito de Rio Branco,  o candidato que  se apresentou como “o novo”. O  engenheiro civil, Marcus Alexandre, foi eleito ontem com  90.557 votos, o  que corresponde a   50.77 por cento dos votos. O adversário, Tião Bocalom (PSDB) , teve  87.818 votos,  somando 49,23 por cento da votação da Capital. A diferença foi de pouco mais de 2.700 votos.  Esta foi a primeira eleição de Marcus e quarta de Bocalom.
Marcus-Alexandre-wins---FEmocionado, Marcus Alexandre disse que vai honrar votos com muito trabalho
Marcus, que acompanhou toda a apuração de casa, logo depois da confirmação da vitória, acompanhado de várias autoridades, concedeu entrevista coletiva à imprensa na Nova Rodoviária de Rio Branco. Agradeceu os votos dos eleitores,  aos partidos da Frente Popular, à equipe de trabalho, à  esposa e disse que vai retribuir os votos com muito trabalho  a partir de janeiro de 2013.  Quanto á vitória apertada para o adversário, Marcus disse que o mais importante é que ele foi o mais bem votado e que a maioria da população, optou por ele.

O prefeito eleito conta  que andou a pé mais de 110 bairros, cerca de 700 quilômetros . “Essa vitória é a coroação de tudo o que conseguimos mostrar para a população esses dias. É o sinal de que o povo quer é  trabalho e não política”.  
Marcus disse que a vai governar para todos que votaram e que não votaram nele. Anunciou que vai programar a agenda para os  próximos sessenta dias, quando vai ser feita a transição da administração do prefeito Raimundo Angelim,  para a equipe dele. Composição de  equipe, secretariado, segundo, ele, é assunto para os próximos dias.   

No estacionamento do Estádio Arena da Floresta, milhares de pessoas esperavam o prefeito eleito, que emocionado, agradeceu a votação e garantiu mais uma vez, que  “vai honrar todos os votos que recebeu com muito trabalho”. Garantiu que vai pôr em prática o Plano de Governo, elaborado a partir das demandas apresentadas pela própria população da Capital. Para executar todos os projetos, o apoio e parcerias  com a presidenta Dilma e com o governador Tião Viana, segundo Marcus, são fundamentais.    

O que disse o prefeito Raimundo Angelim
Angelim29“A vitória de Marcus Alexandre é sim  o  reconhecimento de  que nosso trabalho foi bem avaliado. Marcus vai manter o que eu  fiz e vai  fazer mais. Estou deixando  dinheiro aprovado para dez creches, centros de saúde para inaugurar, 8 bairros em  plena urbanização para ele concluir, uma  prefeitura sem dédito, saneada e com dinheiro em caixa”.    

O que disse o governador Tião Viana sobre a vitória
Tiao29“Marcus trabalhou dia e noite. Caminhou muito, se empenhou em conhecer de perto os problema da Capital.  Marcus vai ter todo nosso apoio  para trabalhar  e sei que vai fazer muito. Eu não considero que esse resultado seja uma vitória minha em cima dos caciques da oposição, eu  sou só um operário nesse projeto. Mas o povo sim mostrou que sabe o que quer e não se deixa enganar”.

Perfil do candidato a prefeito de Rio Branco pela FPA
Marcus Alexandre Médici Aguiar tem 35 anos, é engenheiro civil formado pela Universidade estadual de São Paulo, com especialização em Team Management: Desenvolvimento de Competências Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas FGV/ISAE. É casado com a engenheira civil Gicélia Viana, filho de Tânia de Cássia Médici Aguiar e Ademir Aguiar. É natural de Ribeirão Preto (SP).
Em 1999 foi convidado pelo secretário de Planejamento Gilberto Siqueira a vir para o Acre. Até 2002 (primeiro mandato do governador Jorge Viana). Marcus Alexandre foi o Gerente de Projetos da Seplan, onde teve a oportunidade de conhecer os vinte e dois municípios do Estado do Acre.

De 2003 a 2006, no segundo mandato do governador Jorge Viana, foi secretário adjunto de Planejamento do Estado, coordenando as operações com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
De janeiro de 2007 a maio de 2012 foi o diretor-geral do Deracre, tornando possível a realização de várias obras de infra-estrutura, destacando a construção da BR-364, com todas as grandes pontes e o Programa Ruas do Povo em Rio Branco.

Principais Atividades Profissionais

* Chefe do Departamento de Planos, Programas, Projetos e Captação de Recursos, da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação, Rio Branco – Acre.
Período: (março/2001 a dezembro/2002);

* Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável – SEPLANDS, Rio Branco-Acre de 2003 a 2006;

* Coordenador do Projeto PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento BRA 99/005 – Desenvolvimento Humano Sustentável do Acre;

* Coordenador da Unidade Executora do Contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento BID 1399/OC-BR – Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre;

* Diretor Geral do DERACRE Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre de 2007 a 2012.

Principais realizações de Marcus Alexandre a frente ao Deracre

A frente do Deracre, Marcus Alexandre adquiriu muita expe-riência administrativa nos últimos cinco anos e meio, sendo responsável pelas principais obras de infra-estrutura em todo o Estado e, principalmente, na cidade de Rio Branco.
Veja abaixo as principais obras e realizações em que Marcus Alexandre coordenou nos últimos anos.

Rodovias Federais:

* Ligação definitiva da BR-364 entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com a construção dos últimos trechos entre Sena Madureira – Manoel Urbano – Feijó e Tarauacá – Cruzeiro do Sul;

* Construção das grandes pontes da BR-364, destacando os rios Caeté (210m), Jurupari (250m), Purus (477m), Envira (300m), Tarauacá (300m) e Juruá (esta a maior do Estado com 550 metros);

* Construção do Anel Viário de Tarauacá e Feijó;

* Pavimentação da BR 317, sentido Boca do Acre, de Senador Guiomard até a divisa com o Estado do Amazonas.

Em Rio Branco:

* Coordenação do Programa Ruas do Povo com mais de 40 km de ruas já pavimentadas;

* Construção da Quarta Ponte sobre o Rio Acre;

* Construção da Avenida Amadeo Barbosa;

* Duplicação da Avenida Ceará entre as ruas Omar Sabino (Estação Experimental) e Floriano Peixoto (Centro);

* Duplicação da Estrada do Calafate;

* Binário da Otávio Rola e Waldomiro Lopes;

* Urbanização da Avenida Nações Unidas do Detran a Av. Ceará;

* Duplicação da rua Pernambuco no trecho Isaura Parente – Av. Ceará.

Sair da versão mobile