Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco elege o único petista entre as capitais do Norte

 Rio Branco foi a única capital do Norte a eleger um candidato petista. Com 50,77% dos votos, o petista venceu o tucano Tião Bocalom em um processo muito disputado. Bocalom conquistou 49,23% dos votos.

 Marcus Alexandre somou 90.557 votos e superou a votação do primeiro turno. Em Rio Branco, 43 mil pessoas se abstiveram de votar (19,16% do eleitorado).

 A eleição de Marcus Alexandre (PT) em Rio Branco passa a ser uma referência no plano político por se tratar da primeira eleição decidida no segundo turno no Acre.

 Entre as capitais com maior importância econômica da região, o PSDB foi que saiu fortalecido das urnas. Em Manaus, o tucano Artur Virgílio Neto venceu a comunista Vanessa Graziotin com quase o dobro do número de votos.

 Em Belém, a situação foi menos tranquila para o PSDB. Com cerca de 56% dos votos, Zenaldo Coutinho venceu Edmilson Rodrigues, do PSol.

 Entre as capitais do Norte, o único satélite do PSB, partido com pretensões de chegar à presidência da República em 2014, é a cidade de Porto Velho. O socialista Mauro Nazif foi eleito com 63% dos votos, vencendo Lindomar Garçon, do PV, que somou quase 37% dos votos.

Por ordem alfabética

Belém: Zenaldo Coutinho (PSDB)
Boa Vista: Maria Teresa Jucá (PMDB)
Macapá: Clécio Vieira (PSol)
Manaus: Artur Virgílio (PSDB)
Palmas: Carlos Amastha (PP)
Porto Velho: Mauro Nazif (PSB)
Rio Branco: Marcus Alexandre (PT)

Sair da versão mobile