Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sargento PM negra poderá se eleger vereadora em RB

PM-RBA primeiro-sargento PM Rosa Maria de Lima, ou apenas Sargento Rosa, poderá ser a grande novidade na Câmara Municipal de Rio Branco, a partir de 2013. Não é sem propósito que aliados e amigos de farda dela promovem uma das campanhas mais belas dos últimos tempos, com objetivo de eleger alguém da caserna.

Filiada ao PCdoB por incentivo da amiga deputada federal Perpétua Almeida, a sargento Rosa vive uma expe-riência um tanto diferente dos ininterruptos 24 anos de polícia. Ao invés de prender bandidos ou cumprir tarefas burocráticas nos quartéis, ela está na rua há três meses num encontro amigável com o eleitor. “Achei muito bom está perto da população”, fala.

A campanha da sargento Rosa terminou ontem, disparada, uma das mais animadas, pelo próprio compromisso dela muito mais com a questão política do que com as causa pessoais. “Nós, da PM, só temos um representante na Assembléia Legislativa, o major Rocha, da oposição. Mas se for pra ajudar eu vou me aliar a ele para somar em favor dos nossos irmãos de farda e do povo como um todo”, declarou.

A sargento Rosa deverá ser a primeira acreana negra a compor uma casa parlamentar – Marina Silva, ex-ministra, foi vereadora e deputada estadual, mas não é negra de origem. Sobre o assunto, a rigor, ela terá muito a discorrer durante o mandato. “O Brasil tem uma dívida com o negro. É para amenizar essa dívida que vou lutar”, afirmou. (Assessoria) 

Sair da versão mobile