X

TRE pode divulgar resultado das eleições até às 19 horas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Pedro Ranzi, anunciou 21 horas como horário previsto para a divulgação do resultado das eleições de hoje na Capital, mas acredita que até às 19 horas, o TRE poderá anunciar oficialmente o nome do novo prefeito de Rio Branco.

Depois do fim da votação, não é necessário que as urnas sejam levadas até a sede do Tribunal para a contagem dos votos, que serão transmitidos para o sistema do Tribunal Superior Eleitoral, por meio de dez pontos da Capital. Das duas localidades de difícil acesso em Rio Branco, (ambas na Transacreana), os dados serão enviados via satélite. No primeiro turno havia 75 pontos de transmissão e 229 localidades de difícil acesso, aonde só barcos e helicópteros chegavam e o resultado foi divulgado antes das 20 horas. “Mesmo com urnas em seringais, aldeias indígenas e localidades ribeirinhas, o Acre foi o sexto estado a divulgar o resultado da eleição. Agora só em Rio Branco, esse tempo é bem reduzido”, relata Ranzi.   

A população poderá acompanhar toda a apuração em telões instalados pelo Tribunal no estacionamento do Estádio Arena da Floresta.

O segundo turno das eleições em Rio Branco custa R$ 1,5 milhão.  

ABSTENÇÃO
No primeiro turno das eleições, abstenção dos eleitores da capital foi de 17 por cento. 39.245 eleitores deixaram de votar. O presidente do TRE, Pedro Ranzi, acredita que essa situação não deve se repetir no segundo turno, tendo em vista que os próprios partidos se empenharam em “buscar” esses eleitores. Pedro Ranzi, explica que o Tribunal tentou minimizar o problema com a possibilidade dos eleitores contarem com ônibus urbano gratuito hoje, mas não obteve sucesso, pois, para que isso ocorra (como acontece em Manaus), é necessário que uma Lei Municipal, seja aprovada pelos vereadores. O Tribunal concede transporte gratuito de eleitores, em ramais e estradas, por meio de carros cedidos por órgãos públicos e por particulares. 

oje 446 veí-culos estão nesse serviço, mesmo número utilizado no primeiro turno na Capital.  

O presidente agora quer um levantamento para descobrir onde a abstenção é maior: na área urbana ou rural, e quer ainda um perfil definido desse eleitor que deixa de votar. “Podemos pensar em muitos motivos: o preço da passagem de ônibus, a falta de interesse, muita gente que mora fora do Acre e não transfere o título, protesto. Mas são suposições, só um estudo pode apontar essas causas”.

SEGURANÇA REFORÇADA   
A determinação do presidente, é que as forças poli-ciais, evitem aglomeração de pessoas, principalmente no fim da tarde, quando “o clima fica mais acirrado” entre os partidários.  O TRE  enviou também reforço policial, para as áreas da Baixada do Sol, São Francisco, Tancredo Neves e Caladinho.  Nessas localidades, foram registrados pequenos episódios de perturbação da ordem, que são prevenidos hoje com a presença de mais policiais.

Mais de dois mil mesários estão trabalhando hoje em 592 seções eleitorais. 226 mil eleitores são esperados para a votação de hoje.

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: