Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TRE realiza a apuração mais rápida do Acre

Presidente-TREAntes das dezenove horas de ontem o Tribunal Regional Eleitoral, concluiu a apuração dos votos para prefeito de Rio Branco e anunciou o nome do novo chefe do executivo da Capital: Marcus Alexandre (PT). Foi a apuração mais rápida da história do TRE  acreano, o que segundo o presidente Pedro  Ranzi, só foi possível, graças ao aparato tecnológico e todo o apoio recebido do Tribunal Superior Eleitoral.

A outra novidade dessa eleição é que a população acompanhou todo o processo de apuração no estacionamento do Estádio Arena da Floresta.   

Mas a abstenção do eleitorado, que o presidente esperava  ser menor dos que os 17 por cento do primeiro turno, aumentou para mais de  19 por cento. Mais de 43 mil pessoas deixaram de votar em Rio Branco. Ranzi  diz que será necessário um estudo para avaliar as causas dessa desistência do eleitor, de exercer seus direitos de cidadão.

O presidente explica que  o Tribunal fará campanhas de motivação do eleitorado, que também deverá passar por um recadastramento. Ele acredita que os partidos no Acre, também devem buscar soluções para o grave problema da abstenção.

Uma solução, apontada por Ranzi, é a garantia de ônibus urbanos gratuitos para os eleitores. Segundo o presidente, o custo das passagens de ônibus, quase R$ 5, para ida e volta dos eleitores, pode ser uma das causas do problema. Nessa eleição, o Tribunal ainda tentou resolver a questão,  mas é necessário que a Câmara Municipal, aprove projeto que assegure a gratuidade dos ônibus no dias das eleições.  

Sair da versão mobile