Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Urna onde votou candidato Marcus Alexandre teve princípio de tumulto

Antes da chegada do candidato Marcus Alexandre, uma delegada do PSDB agitou a seção 18 do prédio do INSS na Azvenida Getúlio Vargas, local onde vota o candidato petista. A delegada partidária tentou sair em defesa de uma eleitora que não teve o voto registrado por um “problema na urna”.
Prefeitos1 4
A representante tucana também quis impedir o trabalho de registro de imagens da imprensa alegando que estava “respaldada pela lei”. Os mesários agiram com tranquilidade e deixaram a delegada procurar na legislação algum artigo que respaldasse a conduta. Quatorze pessoas já haviam votado, antes da urna apresentar a falha.

Foi feito um registro da ocorrência no relatório e referendado pelos delegados do PSDB e do PT. A mesa decidiu não substituir a urna e continuar com a votação normalmente.

Na chegada do candidato petista, a situação já estava resolvida. Marcus Alexandre esperou a vez de votar normalmente na fila, como é comum entre os candidatos da Frente Popular. “Estou muito feliz pelas caminhadas, pelos encontros, pela alegria com que nós conduzimos essa campanha”, afirmou o candidato.

O candidato petista chegou ao local de votação acompanhado da esposa, filhos e dos presidentes dos diretórios estadual e municipal do PT, Leonardo Brito e André Kamai. O vice- presidente do Senado, Aníbal Diniz, o senador Jorge Viana, o deputado federal Sibá Machado, o governador Tião Viana e o ex-governador do Acre, Binho Marques, acompanharam o candidato petista.

Angelim: “Dever cumprido” – O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, votou na escola estadual Dom Giocondo Maria Grotti. Acompanhado da esposa e filhas, Angelim afirmou ter a “sensação do dever cumprido e com a certeza de ter feito uma campanha limpa junto do amigo Marcus”.

Na Escola Estadual Mário de Oliveira, o governador Tião Viana chegou acompanhado da esposa e filhos. Aguardou na fila, o que lhe rendeu elogios de eleitores. “Gostei”, afirmou uma eleitora. “Ele espera como qualquer um de nós”. Para Tião Viana, “o processo de eleição sacramenta a vontade do eleitor e é isso que tem que ser enaltecido”.

Na Assembleia Legislativa, o senador Jorge Viana se apressou em pegar a pequena Maria Gabriela, filha de uma eleitora que aguardava na fila à frente do governador. O esforço de pegar a criança com perícia era grande.

Ao lado de Marcus Alexandre, o senador Jorge declarou, momentos após votar. “Marcus, que o povo de Rio Branco lhe conceda o privilégio que me deu”.
No Colégio de Aplicação, o vice-presidente do Senado, Aníbal Diniz, afirmou que “a frente popular inovou nessa campanha e trouxe um candidato que apresentou melhores propostas”.

Tião Bocalom confiava em vitória já no 1º turno
Prefeitos1 5
Um dos ‘favoritos’, o candidato Tião Bocalom (PSDB), da coligação Produzir para Empregar, foi de cabeça erguida para a sua seção no Incra, às 9h da manhã. Junto de suas netas e seus apoiadores na campanha, ele chegou confiante e sempre muito receptivo aos cumprimentos da população. Nem alguns gestos não amigáveis de eleitores de seus adversários tiraram a sua tranquilidade.

Após dar seu voto, Bocalom ressaltou suas propostas para a cidade e falou sobre a importância da democracia. Mas ele não parou por aí. O ex-prefeito de Acrelândia contestou as pesquisas que o colocaram em 2º lugar e disse que confiava em uma vitória sua ainda no 1º turno.

“Temos um projeto vitorioso, com um prefeito que cuida de gente e que dá a chance para que a população tenha dignidade, qualidade de vida e dinheiro no seu bolso. Estou confiante na minha vitória no 1º turno. E todas as pesquisas que dizem o contrário são mais que mentirosas. Em 2010, ganhei em Rio Branco do candidato do PT ao governo quando diziam o contrário”. (T.M.)  

Antônia Lúcia diz que cidade só tinha a ganhar com o 20
Prefeitos1 1
A candidata pelo PSC, Antônia Lúcia, da coligação Movimento Democrático Trabalhista e Cristão, foi muito sorridente e otimista para dar o seu voto. Ela votou no começo da manhã de ontem, às 8h30, no Instituto São José, Centro da cidade, acompanhada de familiares. Ciente das suas chances, Antônia Lúcia disse que a sua expectativa, assim como o de todos que acreditaram nela, era grande e que toda essa esperança era motivada pelos projetos que tinha para a prefeitura.

“Queríamos a vitória para dar qualidade de vida e muito mais segurança à população da nossa cidade. Conosco, Rio Branco seria muito bem administrada. Quero parabenizar aos eleitores que saíram de suas casas para escolher seus representantes. E agradecer a quem votou no 20. Ao apertar tal número, as pessoas podiam ter certeza que estavam escolhendo a felicidade”.  (T.M.)  

Fernando Melo acreditava ser possível ir ao 2º turno
Prefeitos1 2
O candidato Fernando Melo (PMDB), da coligação Muda Reio Branco, foi com o sentimento de dever cumprido para votar na sua seção no Centro de Educação para Jovens, Centro. Fernando contou o quanto estava satisfeito por ter feito sua parte para o que ele denominou de ‘festa eleitoral’. O candidato do Azulão também afirmou estar muito feliz por ser um defensor da reforma política no país e poder fazer o que chama de ‘reestabelecimento da democracia’ na cidade.

Fernando Melo insistiu em reafirmar seu compromisso com a democracia, pelo fato de esta ser uma diretriz máxima de seu partido, o PMDB. O candidato narrou o quanto foi importante para ele ser o nome escolhido para majoritário na coligação do partido.

Para finalizar, o peemedebista disse acreditar que ainda podia ir para o 2º turno das eleições, apesar de pesquisas mostrarem totalmente o oposto. Sobre tais pesquisas, Fernando Melo só disse que a maior pesquisa era a do dia das eleições. (T.M.)

“É hora de alternância no poder”, pediu Leôncio Castro
Prefeitos1 3
O candidato do PMN, Leôncio Castro, votou logo às 9 horas da manhã, na escola Madre Hildebrando, no bairro Cidade Nova. Ele usou da prerrogativa que tem como candidato de não esperar na fila. Ao votar, declarou. “É hora de uma mudança real. É hora da alternância de poder”.

Peregrina espera ser exemplo para ‘mulheres na política’
Prefeitos1
Com aplausos ao fundo, a candidata à Prefeitura de Rio Branco pelo Psol, Maria Peregrina, foi votar na sessão 69 do Colégio Alcimar Nunes Leitão, no Conjunto Universitário, às 11h20. A professora disse estar otimista. Ela demonstrou o quão orgulhosa se sentia por ter feito uma campanha sempre muito ‘limpa e honesta’, com promessas simples e reais.  “Estou otimista. Participei, e muito bem, da festa da democracia. Cumpri o meu papel”.

Peregrina aproveitou para concluir seu discurso, após ter prestado seu voto, dizendo que espera ter servido de exemplo para que mais mulheres se motivem a entrar no mundo da política. “Nós, mulheres, precisamos mostrar que temos força. Que somos capazes. Que a política não é só de domínio dos homens”.  (T.M.)

Sair da versão mobile