X

As novas mucuras

Em todo apagão, a história é sempre a mesma: todos responsabilizam a Eletrobras Distribuição Acre (na verdade, sempre se falará “Eletroacre”) quando, na maior parte das vezes, a responsabilidade é da Eletronorte, que, estrategicamente, quase sempre cala.

O jogo de empurra-empurra cansa o consumidor/contribuinte sem dar respostas eficazes. Em princípio, a responsabilidade é de todos. Ponto. Como diria um antigo personagem da televisão brasileira, quem gera ou quem distribui energia elétrica é um “construimento da problemática ainda sem solucionática”.

Na segunda-feira à noite, moradores do Ramal Bom Jesus, na Vila Acre, fecharam a AC-40 em protesto pela falta de energia elétrica na comunidade. Reclamavam que há dois dias não havia energia no local.
Para completar, moradores do Calafate estão sem acesso à água tratada pelo Depasa. A diretoria do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento responsabiliza a falta de energia elétrica pelo não funcionamento da estrutura que garante o abastecimento de água.

Nos anos 80, ficou famosa uma explicação do engenheiro Neves, já como o então diretor da Eletronorte sobre um apagão ocorrido na cidade. “A culpa é das mucuras”, argumentou. Ele foi verdadeiro. Os animais entraram em uma estrutura e danificaram aparelhagem. E agora, onde estão as mucuras?

Categories: EDITORIAL
A Gazeta do Acre: