Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acadêmico desenvolve jogo promocional que cria estória de sociedade perdida no Acre

 O Acre é alvo de vários temas pelo país afora. Mas como palco central de um jogo de vídeo game é algo inédito. Esta foi a ideia de um estudante da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), Janderson Bittencourt dos Santos. Com muita criatividade e ousadia, ele criou um jogo promo intitulado de ‘Advergame’, que narra à saga fictícia de um grupo de turistas que encontra bem aqui no Acre uma sociedade perdida, extinguida há séculos. Só que uma descoberta faz com que este ‘povo esquecido’ reapareça para ameaçar a atualidade. Aí começa toda a aventura.

 O game experimental de Janderson na verdade é uma estratégia de marketing publicitário, criado para promover a marca fictícia de uma bebida energética, o JPower. A iniciativa do estudante foi elaborar um projeto inovador e radical para participar de um curso de Multimídia Digital da Unisul, atendendo a todos os requisitos exigidos: planejamento, gestão de projeto, programação, arte, edição de vídeo, edição de áudio, animação. Um trabalho publicitário que futuramente poderia ser comprado e utilizado por alguma empresa de energético para se promover. 

 E inventar o universo inteiro do jogo ambientado no Acre não foi nada fácil. O próprio Janderson, que atua no ramo de publicidade há 12 anos e já foi ilustrador, webdesigner e até diretor de arte, explica como se deu este processo de criação. “Tive que criar todo o conceito original do jogo, passando pela criação da identidade visual do energético fictício, do visual dos personagens, do cenário, da interatividade, o melhor jeito de passar a mensagem do produto sem parecer chato na propaganda, os detalhes técnicos da engine (motor gráfico) usada, a programação, etc. Tudo isso com uma data final de entrega do protótipo que, felizmente, foi cumprida”, afirma o aluno.

 Dando continuidade à trama do jogo experimental do acadêmico da Unisul, quando os turistas desenterram um artefato místico sagrado, um rei ancestral ressurge e sequestra o grupo de mocinhos. Isso deixa para Jack, um arqueólogo que é o herói do game, a missão de resgatá-los. E para passar por todas as armadilhas deixadas pelo antigo povo, Jack só vai poder contar com a ajuda do JPower, o seu revigorante energético, para repor as suas forças no seu desafio virtual.  

 Para os fãs de jogos experiemtnais, as 2 primeiras fases do jogo criado por Janderson já podem ser jogadas através do link: www.bzz.com.br/jands/unisul/advergame/jpower.php. (Com informações do Portal Unisul)

Sair da versão mobile