31 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

31 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre tem redução de 94% nos casos graves de

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
28/11/2012 - 19:23
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Aliando as fortes ações de combate ao mosquito da dengue com a melhora na assistência das unidades de saúde prestada às pessoas já infectadas, o Acre reduziu os seus casos graves de dengue em 94%, passando de 31 ocorrências entre janeiro até o início de novembro de 2011 par apenas 2 casos (29 a menos) no mesmo período deste ano. De fato, foi a segunda maior queda percentual registrada no país para os casos graves de dengue, empatada com Roraima (que caiu de 17 para 1 ocorrência). Apenas o Amazonas teve uma taxa melhor (96%, de 273 para 12 casos).

 Em todo o país, a queda nas ocorrências hospitalares graves da dengue é progressiva. Em 2010 foram contabilizados 17.027 casos. Com muitas ações de combate, este número despencou em 6.520 casos (isto é, 38,29%). Na sequência, de janeiro a novembro de 2011 para este ano, a queda foi de 64%, passando de 10.507 casos para apenas 3.774, que foram registrados até o momento neste ano. Dos 26 estados brasileiros, 23 mais o DF tiveram diminuições.

 Já em mortes causadas pela doença, o Acre teve uma baixa ainda maior, de 100%. Entre janeiro a novembro de 2011, o Acre teve 2 casos de óbitos causados pela dengue. Neste ano, nenhuma ocorrência fatal foi registrada pelo Ministério da Saúde (MS).

 No número total de notificações, entre janeiro até 17 de novembro de 2011, o Acre computou 18.225 casos de pessoas infectadas com dengue. Neste ano, foram apenas 1.884 pessoas até a semana passada, que foi a 46ª no calendário epidemiológico municipal. Esta também foi a 2ª maior queda nacional, com um índice de 90%, perdendo apenas para o Amazonas (sempre o Amazonas), que teve uma baixa de 93% (despencando de 61.130 para 4.125 casos notificados).

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Liraa – O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti deste ano também estipula que 77 municípios brasileiros têm alto risco de passarem por surtos da doença no final deste e no começo do ano que vem. Outras 375 cidades estão em situação de alerta e 787 foram consideradas ‘satisfatórias’. Ao todo, o estudo foi realizado pelo MS em 1.239 municípios.

 Pela primeira vez nos últimos 4 anos, Rio Branco não está nesta lista das cidades em risco. Porto Velho é a única capital do país neste rol. Porém, Brasiléia e Acrelândia estão na situação de alto risco. Bujari, a Capital e Xapuri estão entre as cidades que devem ficar em alerta para epidemias. Para ser considerada de alto risco, o índice de infestação do mosquito na cidade deve ser acima de 3,9. Brasiléia tem um índice de 7,7 e Acrelândia de 6,7. Já Rio Branco tem um índice de infestação de 2,5. Xapuri tem de 2,1 e o Bujari registrou uma taxa de 1,3.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Mapeamento do Setor das Artes Cênicas para a Infância e Juventude é realizado no Acre

Próxima Notícia

Estudante de 12 anos é atropelada e morre ao cruzar Avenida

Mais Notícias

Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Incentivo fiscal do ICMS é restabelecido e mais de 5,6 mil empresas do Acre são beneficiadas nas Áreas de Livre Comércio

31/01/2026
Governo do Acre executa manutenção estrutural na Passarela Joaquim Macedo, em Rio Branco - Foto: Luy Andriel/Deracre
Geral

Obra na Passarela Joaquim Macedo segue com troca de piso e revisão da estrutura

31/01/2026
Foto: Ascom
3º destaque

Mais de 2,1 mil vagas na Educação Infantil de Rio Branco para 2026; veja como garantir vaga

31/01/2026
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Processo seletivo da Educação no Acre: inscrições seguem abertas; veja como se inscrever

31/01/2026
Rio Branco ficou em 6º lugar no ranking nacional. Foto: Diego Silva/ Secom
2º destaque

Rio Branco alcança 6ª posição nacional em ranking ambiental entre capitais

31/01/2026
Foto: Ascom/Idaf
Destaques Cotidiano

Venda e uso de agrotóxicos passam a ter controle eletrônico obrigatório no Acre

31/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Estudante de 12 anos é atropelada e morre ao cruzar Avenida

Padrasto faz enteada de refém e exige presença da esposa

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre