Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“O Acre é um símbolo de proposta de desenvolvimento sustentável”

CongressoDe 7 a 10 de novembro, em Rio Branco, acontece o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas. Esse ano, o tema é “Os Desafios do Jornalismo e sua Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável”. Durante esses dias, uma grande programação com mesa redonda, oficinas e palestras será realizada.

Segundo Jane Vasconcelos, presidente em exercício do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac), é uma experiência gratificante receber pela primeira vez o Congresso Nacional dos Jornalistas. “Todos os estados estão representados e as nossas expectativas são as melhores, para que possamos ter um encontro produtivo. Estamos dando um primeiro passo. Além da questão ambiental, vamos debater a violência contra o jornalista no exercício da profissão. Vamos ter um painel sobre essa questão, expor os números de mortes e assassinatos não só no Brasil, mas no mundo inteiro”.

Luiz Carlos Spada, diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), informou que ao término do congresso um documento será enviado às autoridades sobre o que foi debatido. “A Fenaj e o Sindicato dos Jornalistas do Brasil inauguraram nesse congresso um olhar diferente, o qual era introduzir nos debates corporativos esse tema, que é fundamental e que o Acre é um símbolo de proposta de desenvolvimento sustentável. Precisamos produzir uma reflexão e uma conduta para os jornalistas no que diz repeito ao tratamento e a cobertura do meio ambiente. No final, iremos encaminhar uma carta às autoridades. Não tenho dúvida que nesse encontro o Ministério do Meio Ambiente será um dos destinatários. É uma carta aberta à população brasileira e dirigida aos jornalistas, anexa todas as teses, debates e resoluções tiradas do congresso”.

Um dos temas debatido ontem foi sobre políticas de proteção das florestas para o equilíbrio ambiental do planeta. O procurador geral do Estado Rodrigo Neves foi um dos debatedores e explicou sobre a importância de debater sobre o desenvolvimento sustentável no Estado. “O tema do encontro se refere à questão do desenvolvimento sustentável e esse painel busca trazer algumas informações e debates de políticas públicas e floresta, ou seja, qual é a relação da questão das políticas públicas para a proteção da floresta e o significado disso para o equilíbrio ambiental do planeta, considerando que estamos na Amazônia e que o Acre tem uma imagem reconhecida de políticas públicas voltadas para a proteção ambiental, desde o manejo florestal, serviços ambientais, indústrias veiculadas à cadeia produtiva da floresta. A ideia é trazer um panorama geral da realidade local e experiências do Estado”.

Sair da versão mobile