Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Advogados escolhem hoje novo presidente da OAB

eleicaooab121 
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre realiza hoje as eleições que definirão a nova presidência da instituição. A votação será realizada até 17h.

 Concorrem ao pleito as chapas “Renovação na Ordem”, com o advogado Sanderson Moura para presidente e o advogado Silvano Santiago para vice, e “Uma Ordem para Todos”, encabeçada pelo advogado Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, tendo como candidato a vice-presidente o advogado Luiz Saraiva.

 Mais de 1.500 advogados em todo o Estado estão aptos a votar. Além da Capital, urnas foram disponibilizadas urnas nas cidades de Epitaciolândia, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul.
De acordo com Wanderley Cesário, presidente da comissão eleitoral, a eleição ocorre em clima de tranquilidade. “Foram divididas quatro mesas coletoras de votos. O voto é depositado nas urnas, e os advogados assinam uma lista de presença, cumprindo o seu dever profissional de comparecer e votar. O voto é obrigatório, e o advogado que não votar e não justificar a ausência em 30 dia após a data da eleição pagará uma multa equivalente a 20% da sua anuidade. Os advogados inadimplentes estão impedidos de votar, mas isso não é motivo justo e, consequentemente, também irá pagar uma multa. O processo foi conduzido dentro da transparência”.

 A reportagem de A GAZETA conversou com os candidatos antes do início da eleição. Sanderson Moura acredita que os advogados esperam a mudança na instituição. “Estamos sentindo que a classe quer mudar, quer renovação e entendeu a nossa mensagem de independência. A OAB é uma instituição muito importante para estar sobre o controle de grupos políticos do Estado. A nossa Ordem precisa ter essa alternância de poder para que possa defender com dedicação e força a prerrogativa dos advogados e possa ser uma voz próxima da sociedade e na defesa da constituição, dos princípios do direito e da justiça. Estamos confiantes na vitória”.

 Já Marcos Vinícios, que é o atual vice-presidente da OAB, aposta na confiança recebida pela classe. “Temos visto o reconhecimento do nosso trabalho e a confiança de que nós temos a capacidade e estamos agregados a pessoas que conseguirão realizar novas conquistas para os próximos três anos. Recebemos palavras de incentivo e a nossa pretensão é fazer com que as coisas melhorem mais ainda”.

Conheça as propostas dos candidatos:

SANDERSON MOURA – “São 23 propostas que apresentamos à classe, dentre elas: manter a independência da ordem; estabelecer eleições diretas para o 5º constitucional; lutar para que tenhamos o ensino do Direito nos currículos escolares, de forma a abrir oportunidades para os advogados e bacharéis a dar aulas e garantir apoio ao jovem advogado; defender as prerrogativas e ampliar a participação das mulheres nessa instituição”.

MARCOS VINÍCIUS – “Vamos prestar serviços e avançar. Temos 33 propostas básicas de realizações de benefícios direto aos advogados, que vão desde ações que contemplam o lazer, didáticas, a propostas concretas para a melhoria da vida do advogado”.

eleiçcaooab12

Sair da versão mobile